11/11/10

Xara-Brasil esteve ontem em Caneças.

Numa sala cheia, onde estavam também Laurinda Cardoso (Vogal na Assembleia de F. de Caneças), Armindo Cardoso (Vice-Presidente da Concelhia) e Armindo Fernades (Presidente da Junta de Caneças), Xara-Brasil esteve ontem em mais um Informalidades, o qual desta vez se realizou na Casa da Cultura em Caneças.


Por estar presente uma exposição sobre o Holocausto, a conversa começou precisamente com esse tema.
Sobre esse assunto Xara-Brasil começou por condenar o Holocausto e Hitler, assim como tantas outras barbaridades cometidas por outros ditadores. Foi claro ao afirmar que não podemos considerar que há ditaduras más e ditaduras boas, ou são más ou são boas. Para ilustrar disse: não se pode condenar Hitler e Mussolini e simultaneamente ignorar ou elogiar Staline e Lenine; como não se pode condenar Fidel ou Chavez e ignorar ou elogiar Pinochet”. Lembrou ainda que neste momento ainda há Ditaduras e que não podemos ignorar por exemplo o caso da China e da Coreia do Norte.
Questionado sobre a possibilidade do regresso de uma ditadura foi também claro, disse que o perigo de uma ditadura, caso a democracia não se saiba cuidar existe sempre e que o sustentáculo de uma liberdade/democracia sã é a Justiça. Rematou dizendo: "em Portugal, há muito a fazer nesta área."

Na segunda parte pelo facto do Informalidades se ter realizado em Caneças, os assuntos desta freguesia estiveram em destaque.
Aqui interrogado sobre se o Projecto do Comércio Local tinha englobado Caneças, Xara-Brasil foi claro “Claro que sim, até porque Caneças é quanto a mim uma das marcas mais valiosas do Concelho, a par de D. Dinis, da Marmelada, da Escola Agrícola e das Meninas de Odivelas. Para além disso ela própria tem marcas igualmente valiosas (Água, Lavadeiras, Aguadeiras, Fontes, O Saloio)”.
Neste ponto destacou o facto do Património da Caneças, tal como por exemplo o Monumento do Sr. Roubado ou Túmulo de D. Dinis, estar votado por parte deste Município ao abandono. Isso a par do facto da questão do trânsito que passa no centro da Vila condiciona muito o desenvolvimento comercial e cultural da Freguesia.

Na última aparte, houve como habitualmente um tema livre e aí Xara-Brasil alertou para a forma como se faz política no Concelho. Disse vejam o exemplo de Faro, cujo, o Presidente da Câmara acabou de anunciar a falência da autarquia. Se aqui os partidos do poder continuarem a olhar só para o seu umbigo, poderá acontecer o mesmo.”
Mais à frente disse, também têm que optar, querem uma oposição construtiva ou destrutiva? Começamos pensar que talvez não valha a pena estar a fazer propostas bem fundamentadas e com bom-senso, as quais são chumbadas só porque provêem da oposição, com a agravante de posteriormente tentarem copiarem as ideias.”

Sem comentários: