15/11/10

Odivelas: Impostos no máximo, os gastos desnecessários continuam.

A última reunião da Assembleia Municipal de Odivelas teve dois pontos que mereceram destaque especial por parte da comunicação social, a adesão da Câmara Municipal ao Qualifica, a qual está relacionada com a Marmelada e a votação dos nomes a serem condecorados pelo Município de Odivelas.

Em ambos os casos as intervenções do CDS foram claras e inequívocas:

- No primeiro caso (Qualifica/Marmelada) questionámos o facto da Câmara ir despender mais de 6.000.00, só pelo facto de querer, por partidarites, ignorar a existência da Confraria da Marmelada. Como é visível nas imagens a argumentação dos partidos não convencem ninguém, tendo o PSD chegado ao ponto de afirmar que em 1999, 2000 e/ou 2001 se tez feito alguma coisa, mas depois reconhecendo, que de lá para cá e já passaram dez anos, nada mais se fez.
De realçar ainda o facto de o PSD ter afirmado que as receitas foram alteradas pelo facto de já não existirem os ingredientes iniciais e para o facto de se terem feito, a custo da autarquia, caixa para embalar a Marmelada e que elas ainda hoje existem.
Chamamos a atenção para o facto da Marmelada de Odivelas, desde a sua origem, ter apenas três (ingredientes, água, marmelo e açúcar) e desses, nenhum deles deixou de existir. O facto de hoje, passados dez anos, ainda haverem as ditas caixas para transporte ou embalagem da Marmelada de Odivelas, é demonstrativo da forma como se esbanjava dinheiro, não há tesouraria que resista a uma gestão de stocks como esta.
Na intervenção do PS não podemos deixar de destacar o facto de nos tentarem apontar o dedo relativamente ao Comércio Local, quando aqui nesta mesma Assembleia, há pouco mais de um mês, ter sido chumbado por PS e PSD, a proposta que foi feita pelo CDS, para que se criasse um grupo de trabalho para estudar um Projecto de Revitalização e Dinamização do Comércio Local, o qual proponha oito medidas, incluía 12 sub-propostas e cerca de cem propostas.

- No Segundo caso, votação das pessoas e entidades nomeadas para serem homenageadas pela Câmara Municipal.
Neste ponto os nossos deputados chamaram a atenção para o facto de os nomes propostos, não terem nenhum documento a informar ou a fundamentar qual a razão da nomeação e para o facto de se estar a homenagear tantas pessoas e entidades ao mesmo tempo, pois isso pode contribuir para vulgarizar o homenageado.
Também neste caso houve quem não compreendesse, ou não quisesse ou fingisse não compreender os nossos argumentos, depois, talvez por isso, deu no que deu e o nome de Manuel Varges foi chumbado.


Foi a última reunião desta Assembleia Municipal, a qual ficou marcada pela deliberação, por responsabilidade do PS e PSD, que os odivelenses, paguem a Derrama, o IMI, o IRS e as Taxa de Direito de Passagem, no ano de 2011, pelos valores máximos permitidos por Lei, mas que simultâneamente, deliberou despender, desnecessariamente, 6.000,00 euros com o Qualifica e 7.000,00 com a adesão à Associação de Capitais de Língua Portuguesa.


Nota:
As propostas do CDS-PP que foram aprovadas só poderão ter efeito a partir de 2012, isto por que não foram aceites alterações para 2011.

Sem comentários: