15/11/10

A escola abandonada...

Quando o Miguel Xara-Brasil me convidou para participar neste blog, confesso que hesitei... Em especial, no que toca à Povoa de Sto Adrião, não me pareceu assim tão fácil encontrar sobre o que escrever. Disse-me "escreve sobre o que vês da tua janela..." e, de facto, da minha janela, vejo algo que me deixa intrigada...
Da janela de minha casa vejo a antiga escola EB1 Chafariz del Rei, encerrada (ou abandonada ??) desde Junho 2009. Desde essa data e até hoje apenas me apercebi que serviu de abrigo para alguns feirantes que estacionaram as suas roulottes por baixo do telheiro da escola (certamente com a permissão da Junta de Freguesia) no último inverno e para a tradicional festa dos escuteiros, por volta das festas de Sto António. Vejo agora que, no antigo "jardim" onde brincavam as crianças, à volta dos pavilhões, as ervas crescem e o "jardim" já se assemelha a um matagal. Além deste, vê-se o lixo que voa até ao recinto escolar e aí permanece fazendo-lhe companhia. Mais umas semanas e já imagino a bicharada a encontrar um excelente habitat...
Comentam-me os vizinhos que as instalações da escola servem agora para encontros quer "amorosos" quer para "salas de chuto" improvisadas. A preocupação começa a estar instalada entre os moradores, até porque a escola fica paredes meias com um jardim onde brincam crianças... Fala-se também que a PSP ocupará brevemente as instalações da escola. Concretamente quando e em que modos, não se sabe.... Não seria boa ideia informar os habitantes da Póvoa Sto Adrião sobre qual o plano para ocupar as instalações da escola e quando?? Eu gostava de saber...

3 comentários:

Armindo Augusto Braga Cardoso disse...

De facto,cara Carla Rodrigues, não é preciso ir muito longe para se encontrarem situações que nos indignam e nos levam a perguntar o porquê das mesmas. Ainda bem que podemos contar com pessoas interessadas e atentas para denunciar e chamar a atenção, a quem de direito, para que possam ser resolvidos os problemas com os quais nos vamos deparando no dia-a-dia. Obrigada pela sua contribuição.
Armindo Cardoso

Vitor Peixoto disse...

Antes de mais, precisamos de muitos contributos como este, divulgando tudo o que é mau, contrariando a publicidade institucional e que de outra forma muitos não saberiam. Parabéns Carla Rodrigues pelo seu artigo!

Xico da Memória disse...

Seriam bons contrbutos se viessem ao conhecimento público os casos de injustiça que se verificam com os trabalhadores e funcionários camarários. É um pântano que tem de ser conhecido. Desde funcionários reclassificados logo que adquirem diplomas enquanto outros, diplomados há vários anos nunca foram reclassificados, sem se saber qual o critério, até às nomeações políticas para lugares que anteriormente eram técnicos, é um rol sem fim....