14/10/10

Últimas notícias - Projecto do Comércio Local de Odivelas.


P.S. e P.S.D. de Odivelas rejeitaram avaliar um grande Projecto proposto em A. Municipal pelo CDS-PP para a Dinamização e Revitalização do Comércio Local.

Como sabem o CDS-PP apresentou hoje, em A. Municipal uma proposta que tinha como objectivo, recomendar ao Executivo Municipal, que criasse um grupo de trabalho para estudar um Projecto de Dinamização e Revitalização do Comércio Local em Odivelas.

Este foi talvez o maior projecto alguma vez feito em Odivelas em prol dos comerciantes. Dele fazem parte várias propostas, todas elas estruturadas a pensar na globalidade das freguesias e em todos os sectores de actividade. A interligação entre as propostas que dele fazem parte, a calendarização e até localização dentro do Concelho está pensada.

Estão equacionadas medidas administrativas e vários eventos, uns que se realizam pontualmente em datas ou meses específicos, outros continuadamente para fazer ao longo do ano. Tudo isto feito com a preocupação de gerar mais receitas para todos os comerciante, para a autarquia e para as freguesias, para além que todos, ou grande parte deles, tiveram em consideração a história, a cultura e as tradições desta Terra.

A única coisa que era solicitada, volto a repetir, era que se recomendasse à Câmara Municipal a criação de um grupo de trabalho para estudar e valorizar este Projecto (só a Câmara o poderá fazer), onde, um dos autores estivesse presente, apenas na condição de observador e sem qualquer custo. Os partidos do poder, P.S. e P.S.D., talvez surpreendidos pela dimensão do Projecto, resolveram votar contra e assim chumbar a possibilidade de o avaliar.

Estou certo que irão reflectir sobre este assunto e vão chegar à conclusão que Odivelas, se quiser alterar a sua sina, no sentido de encontrar receitas alternativas, para além dos já tradicionais aumentos de impostos e de taxas, não pode desprezar este Projecto.
Mais, vão perceber, tal como eu disse, que este Projecto também tem um enorme valor social, isto porque poderá contribuir para a sustentabilidade de muitos comerciantes (o maior empregador do Concelho), para que eles mantenham as portas abertas e assim mantenham milhares de postos de trabalho.

Acredito, até porque quem me conhece sabe que eu não tenho por hábito desistir ou baixar os braços e porque também acredito que fazer politica é arte de bem gerir um estado, ou neste caso um concelho e não a arte de gerir interesses corporativos, que vamos todos repensar na forma de efectuar este estudo.

Creio, que com um ou outro ajuste, com algumas afinações e com um bom planeamento, poderemos com este Projecto, dar um contributo gigantesco para uma transformação histórica na economia de Odivelas.

NOTAS IMPORTANTES.


Nota 1: Este projecto, para além de ter contado com a colaboração de elementos do CDS, muito empenho pessoal e como é óbvio, com comerciantes, contou também com militantes de outras forças politicas e muitos independentes. O parar este projecto, para além dos prejuízos acima mencionados, também não contribui em nada para a aproximação de independentes à participação cívica e este é o Ano Municipal da Participação Cívica.
Informos que neste projecto, para além de outras contribuições, foram dispendidas cerca de três mil horas de trabalho.

Nota 2: Foi dito em Assembleia Municipal que este executivo tem feito muito em prol da economia e do comércio local. Não discuti isso, a apresentação feita não beliscou em nada o trabalho deste executivo, aliás muitos dos deputados socialistas disseram-me isso no final desta A. Municipal. O que está em questão, é que os comerciantes, como em baixo poderão observar, não pensam assim. O Comércio Local está como está e a nós cabe-nos fazer mais e melhor.

Nota 3: Não ficaria bem comigo próprio, pese o facto de estarmos ideologicamente em extremos opostos, se não deixasse aqui uma palavra de apreço ao Deputado do Bloco de Esquerda, José Falcão, pela abertura demonstrada, a qual se afirmou definitivamente quando em conjunto com a bancada do CDS-PP votou favoravelmente esta proposta.

Nota 4: Pelo contrário, também não deixei de registar atitudes em sentido contrário.


Tal como está mencionado no ponto dois poderá constatar aqui qual a percepção dos comerciantes.




1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

A proposta tem todos os ingredientes para ter sucesso. Os proponentes são despidos de sectarismos e de arrogâncias. Visam o bem dos munícipes e de Odivelas. Têm fé. O que faltou para ser admitida?