11/10/10

Comércio Local - O Projecto (Propostas Ininterruptas)


Propostas Ininterruptas.


Portal de Odivelas.

Criação de um Portal vocacionado exclusivamente para o Lazer, que tenha uma agenda cultural e desportiva, uma Rota Gastronómica, e um Roteiro do Comércio Local.
A divulgação deste portal na zona circundante a Odivelas colocaria cerca de 1 milhão de pessoas, as quais estão a dez minutos de distância, a um clique de toda a informação.


Cartão de Pontos.

Um sistema central que agregue todos os comerciantes que a ele queiram aderir.
Todos os Odivelenses, assim como todas as pessoas que fizerem compras no Comércio Local, receberão gratuitamente um destes cartões.
Cada vez que haja uma compra num estabelecimento aderente ser-lhe-á creditado, por exemplo, um ponto por cada euro e um por cada compra.
Em conjunto com os comerciantes será criado um leque de benefícios para as pessoas que aderirem ao cartão.

Nota: Este cartão deverá ter sinergias com o Portal (ex. troca de publicidade por produtos para prémios).


2.3. A Corte D’El Rei D. Dinis.

Criar uma Réplica da Corte D’El D. Dinis, com duas componentes distintas:
a) - Reprodução de personagens da época que saiam à rua e animem as principais ruas comercias e centros históricos das freguesias.
b) - Criar um museu temático/centro de estudos da época com a denominação “Corte D’El Rei D. Dinis”.

Este centro deverá ser, simultaneamente, um centro de estudo e de interpretação do reinado de D. Dinis e o responsável pelo desenvolvimento de todas as acções relacionadas com a corte. Para além disso, deverá ter sempre um papel decisivo no desenvolvimento de acções que tenham a presença das personagens da “Corte”.
Deverá ter uma exposição permanente e um espaço para exposições periódicas.
Deverá ter um espaço onde sejam representadas peças e se desenvolvam acções inter-activas com crianças, de forma a facilitar a aprendizagem da matéria que lhes é leccionada nas escolas.
Deverá ser responsável por elaborar um plano cultural anual, onde inclua um mês dedicado a D. Dinis. Nesse programa devem constar acções ao ar-livre (de rua) e interiores, como por exemplo, festivais, exposições, concertos, feira medieval, etc.
Nesse edifício devrá existir um restaurante temático, onde a comida seja da época e os funcionários estejam com trajes da época.


2.4. Saturday Happy Day.

Aproveitando as três propostas anteriores, e algumas das que apresentaremos mais á frente, deverá ser feito um esforço, através de animação de rua, promoções de Happy Hours, etc., no sentido criar ao Sábado atracções suficientes para chamar pessoas para as zonas comerciais.




1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Ninguém, com sentido de justiça, deixará de dizer que é um projecto muito bem feito. Isto só pode fazer quem conhece Odivelas e a região, quem já assistiu a acções semelhantes, quem vê, entende e gosta daquilo que se faz, com a população, em muitos pontos do país. Quem sabe de que é que o povo em geral gosta. Quem não sente desprezo e gosta de se misturar com ele, quem sabe resolver questões difíceis e quer resolvê-las.
Mas não sei se sabe que, ter conhecimento, saber, e fundamentado nisso, propõe, está a cometer um sacrilégio contra o poder. Os cidadãos não têm nada que pensar e falar ainda menos! Calados e bater palmas é que é bonito. "Paga e não bufes"!