13/10/10

Comércio Local - O Projecto (Propostas Administrativas)


Propostas Administrativas.


Gabinete de Apoio ao Comerciante (balcão único).

Criação de um gabinete único onde qualquer comerciante se possa dirigir para tratar de todos os assuntos relativos à sua actividade.

Esse gabinete deve ter valências para dar todo o tipo de informação, recolher as solicitações e entregar as respostas.


“Zelador” do Comerciante.

Criação de uma “figura” que dê apoio aos comerciantes, que tenha a capacidade de ir ao seu encontro para se inteirar das reais necessidades e que tenha a capacidade os ajudar a resolver problemas/dificuldades, inclusivamente fazendo propostas à Câmara (a que esta, de uma forma sensata, lhes possa dar, dentro das possibilidades, o maior apoio).


Lojas Âncoras.

À semelhança do que é habitual no grandes Centros Comerciais, também no que se refere ao “Comércio de Rua” faz sentido ter este tipo de lojas. Estes espaços têm capacidade para atrair muitas pessoas e também eles ajudam, com as suas campanhas, a promover o Comércio em Odivelas.

Para tal têm que ser criadas condições para atrair estas grandes marcas para as principais artérias comerciais. Contudo, antes de o fazer, tem que ser pensado qual a tipologia de lojas que podem ser consideradas como âncora.

Em nossa opinião, pela qualidade e quantidade que há em Odivelas, os restaurantes podem desde já ser considerados lojas âncoras. Pelo que, criar um roteiro gastronómico ou zona gastronómica e promovê-la poderia ser o primeiro passo.


Regulamento do Vendedor Ambulante.

Há no Concelho de Odivelas venda ambulante, a qual, como é fácil de entender, faz concorrência directa aos comerciantes, pelo que se tem que regulamentar devidamente esta actividade, para não provocar situações de concorrência desleal.


Linha de Crédito/Incentivos à renovação.

Criar, em parceria com um ou mais bancos, uma linha de crédito com o objectivo de apoiar a modernização e renovação dos espaços comerciais, e da funcionalidade dos mesmos.


Formação.

Entendemos que a formação pode ser um factor determinante para a evolução do comércio local, pelo que a criação de cursos ou sessões de formação para Comerciantes nos parece essencial.

A reforçar esta ideia está o facto de muitos destes comerciantes não terem a formação desejável e, além disso, muitos deles estão legalmente constituídos como empresas familiares ou unipessoais, o que faz muitas com que nem sequer tenham com quem trocar opiniões.

Assim urge a criação de um plano de acções de formação para comerciantes.


Criação de uma marca e campanhas para o comércio local.
A criação de uma só marca para o Comércio Local será outra grande mais-valia, pois com ela conseguir-se-á ter uma enorme quantidade de sinergias de forma a promovê-lo como um todo.


Resolver a questão do Mosteiro
No mínimo começar por fazer com que esteja aberto ao público ao Fim-de-Semana.

Consideramos que o Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, por ser um edifício de elevado interesse histórico, terá, irremediavelmente, que se tornar uma grande mais-valia para o concelho. Os odivelenses, e todos aqueles que nos visitam, não podem estar privados de visitar o seu interior, os seus claustros e o seu jardim.

Nesse sentido, têm que ser tomadas medidas para que este edifício, classificado como Património Nacional, passe a estar aberto ao público, pelo menos aos Sábados, Domingos e Feriados.




3 comentários:

Maria Máxima Vaz disse...

Fizeram o levantamento da situação, construíram um bom projecto. Vão apresentar a vossa proposta. Acreditam que se pode realizar.É meio caminho andado. Faço votos para que não percam a fé.

Miguel X disse...

Perder a FÉ?

JAMAIS!
Nem tão pouco a determinação.
Obrigado pelas sua palavras, comentários e incentivos,vindo de quem vem, ainda tem mais valor.

Maria Máxima Vaz disse...

Quando disse que não perdessem a fé, previa que lhe iam despejar um balde de água gelada em cima de tanto empenhamento e boa vontade.