12/10/10

Comércio Local - O Projecto (Propostas Periódicas)


Propostas de Eventos Pontuais.



Natal e Marcha do Dia de Reis.

Diferenciar o Natal de Odivelas daquele que existe nos Concelhos Vizinhos, só assim conseguiremos, sem um grande esforço financeiro, reter os odivelenses e atrair um grande número de visitantes.

Assim propomos, entre várias outras acções:
- Criar um Centro Natalício que promova uma grande quantidade de acções;
- Fazer de Odivelas a Capital do Bolo Rei;
- Organizar uma grande marcha ou parada de Natal no Dia de Reis.


Odivelas Stock Market.

Montar num local relativamente perto de uma das saídas do Metro uma mega tenda e colocar lá dentro stands onde possam estar os lojistas do Concelho.

Este evento deverá ocorrer duas vezes por anos, em período de saldos de forma a ajudar ao escoamento dos restos de colecções.

Este evento deverá ser animado por uma série de actividades paralelas, como por exemplo passagens de modelos para todas as idades, festival de cabeleireiros, etc.,.


Feira de Automóveis Usados.

Realização, duas ou quatro vezes por ano, de uma feira que reúna vários comerciantes de automóveis usados, onde estes vendam os seus veículos.

Este evento deverá ter como complemento outras actividades, noutros locais que promovam a circulação dos visitantes no interior do Concelho. Encontro de Carros Antigos, Passeio de Carochas, Encontro de Minis, Exposição de Miniaturas, etc., são alguns exemplos.


Feira Biológica.

Os produtos biológicos têm tido desde há uns tempos a esta parte uma grande procura, como tal, a realização de uma grande Feira Biológica, uma vez por ano em Odivelas, será um evento capaz de atrair milhares de pessoas.

Em parceria com a Escola Agrícola, pois muitas das atracções possíveis já estão instaladas lá, será possível criar este evento e torná-lo uma referência nacional.

Visitas aos animais, à queijaria, à adega, às hortas, e passeios a cavalo ou de carroça, ateliers e workshops, são actividades a considerar dentro deste evento.

Paralelamente, deveria ser criado o programa “A Minha Árvore”. Este programa consiste na compra por qualquer visitante de um a árvore, a qual será doada à autarquia que se responsabilizará por cuidar dela e dela dar notícias ao seu “padrinho”.
Na altura de ser colocada na via pública o seu “padrinho” será convidado para assistir à cerimónia e na árvore, ou junto a ela, deverá figurar uma placa com a identificação da árvore e do “padrinho”.

Paralelamente deverá ser equacionada a realização de uma feira biológica semanal numa das freguesias do Concelho.


Campeonato Municipal de Carros de Rolamentos.

Esta proposta passa por implementar, à semelhança do já se faz noutros ponto do país, corridas de carrinhos de rolamentos.

A nossa proposta, uma vez que todas as freguesias têm condições para tal, é fazer um circuito municipal (1 corrida por freguesia), onde sejam convidados a estar presentes os melhores competidores do país.

Este evento deverá ser vocacionado para um público jovem, e por essa razão deverá fazer um esforço em captar o interesse de estudantes do ensino secundário e universitário de toda a região metropolitana de Lisboa. Se assim for será possível tornar este evento em mais um de referência a nível distrital e até nacional.

Deverão ocorrer eventos paralelos como workshops e exposições de carros de rolamentos originais, assim como encontros de confraternização de jovens.


Arraial do Petisco.

Este é um evento de cariz gastronómico, que pretende juntar e promover todos os restaurantes do concelho.

Deverá realizar-se uma vez por ano, ter actividades paralelas, como música, workshops, ateliers, concursos, etc,.

Todos os anos deverá ter um tema diferente: um ano poderá ser o caracol, outro poderá ser o camarão, outro a morcela, outro a sapateira, etc., etc.

A dinamização anual deverá ser feita á volta desse tema. Se, por exemplo, for o ano do caracol, poderá ser promovido, à semelhança do que já se verificou em Lisboa com a Cow Parede, uma Caracol Parade.


Marmelada – Um Diamante por polir.

Esta é uma das maiores riquezas do Concelho e como todos sabemos as mais-valias daí resultantes são nulas ou quase nenhumas, assim consideramos urgente:
• Incentivar a produção e a comercialização de Marmelada em mais locais (pastelarias e restaurantes);
• Consertar estratégias com todos interessados;
• Ajudar a divulgar a Marmelada fora de Odivelas através de acções de marketing, campanhas publicitárias, acções de charme e presença em certames/feiras/eventos.
• A realização de um grande evento temático em Odivelas (Feira da Marmelada e dos Doces Conventuais).

Neste ponto, temos que considerar, que Promover a Marmelada é simultaneamente promover Odivelas.
A Marmelada, à semelhança do que acontece com tantos outros produtos, em outros locais do país e do mundo, pode ter a capacidade para atrair muitas pessoas, é só pensarmos no número de pessoas que por dia, mês ou ano se deslocam a Belém para comprar os pastéis.


Encontro da Cultura Saloia.

Este evento, o qual pode integrar ou prolongar o Festival da Sopa, uma iniciativa já considerada um êxito, pretende explorar de forma mais efectiva e mais proveitosa uma marca que está nas origens deste concelho e cuja freguesia mais emblemática, para este tema, é precisamente Caneças.
Assim, promover o encontro da cultura saloia durante duas semanas, uma vez por ano, pode tornar-se um outro marco importante no Concelho, não só a nível cultural, como também económico.
Propomos que neste evento seja inserido um Mercado Saloio: recrear as vestes e as profissões saloias, festivais temáticos, mostra de ranchos folclóricos de origem saloia, etc., etc.

Nota: Propusemos que decorra em simultâneo como Festival da Sopa porque, se assim for, possibilita a rentabilização de custos. Mas também poderá ser autónomo e realizado noutra época do ano.







1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Aqui estão propostas com pés e cabeça.
São iniciativas deste típo que têm sucesso. Tudo o que chame ao convívio popular ao ar livre, atrai participantes. É só ver o que se faz por esse país fora. Cada terra procura mostrar e valorizar o que tem de tradicional. Às vezes é bem pouco, mas com uma migalha fazem um pão.