11/10/10

Comércio Local - O Projecto (Introdução)


Introdução.


Num Concelho como o de Odivelas, o qual, como todos sabemos, tem carências a vários níveis e no qual a Câmara, tal como muitas outras, tem enormes dificuldades financeiras, entendemos que a capacidade que este executivo possa vir a ter para encontrar receitas alternativas se torna de primordial importância.

Tanto mais que os comerciantes, tal como as famílias e todas as pessoas, não suportam mais subidas de impostos, nem tão pouco a imposição de novas taxas e obrigações.

No seguimento do acima exposto, e tendo em conta que o Comércio Local em Odivelas atravessa um período de enormes dificuldades, entendemos que a Revitalização e Dinamização deste sector se torna de crucial importância.

Acrescentamos, ainda, que um Comércio Local débil coloca em perigo vários postos de trabalho, a sobrevivência económica de várias famílias e uma vida social mais pobre dentro de cada uma das sete freguesias.

Pese o facto de haver outras formas e medidas para potencializar o desenvolvimento económico do Concelho (as quais não inviabilizam as que aqui apresentamos, antes pelo contrário, podem ser complementares), entendemos que estas são as medidas que podem gerar melhores resultados a curto e médio prazo para todos - Câmara, Juntas de Freguesia e Comerciantes.


Factores determinantes para o sucesso deste projecto:
1 - Fazer o enquadramento correcto da situação.
2 - Definir objectivos claros (quantitativos e qualitativos).
3 - Traçar o esboço final do projecto de dinamização do comércio local.
4 - Promover com os comerciantes uma relação de proximidade e de parceria, de forma a conquistar a confiança destes.
5 - Um projecto deste tipo tem que envolver o maior número de forças vivas do concelho (desportivas, culturais, cívicas, comunitárias, escolas, politicas, etc.)
6 - Tem que pensar na requalificação dos centros históricos, na globalidade do concelho, na mobilidade e nas acessibilidades.
7 - Tem que ser claro na previsão da rentabilidade (IRS, Derrama, Taxas, IMI, etc.).
8 – Dever ser claro nas obrigações de ambas as partes, comerciantes e poder autárquico.
9 – Tem que ser preconizado por uma equipa competente e com valências em várias áreas como por exemplo, gestão, produção de eventos, marketing e comunicação.


Precauções que devem ter Câmara e Juntas de Freguesia:
1- Não criar falsas expectativas;
2- Não tomar, por muito que possa custar, medidas avulsas, sem que as mesmas façam parte de um projecto integrado e pré-definido (gastos desnecessários);
3- Fingir que faz ou tomar medidas incompreensíveis;
4- Cuidado especial com as “faltas de água”, com a limpeza urbana, com a segurança, mobilidade e estacionamento.
5- Ter sempre grande sensibilidade para os problemas dos comerciantes;
6- Ser rigoroso e determinado.

Caracterização das Propostas


Preocupações:
- Valorizar as marcas, a cultura e as tradições do concelho;
- Serem o mais abrangente possível (sectores de actividade);
- Pensar na globalidade do Concelho (todas as Freguesias);
- Serem financeiramente exequíveis;
- Envolver o maior número de Forças Vivas do Concelho.

Tipologia:
- Propostas administrativas;
- Propostas ininterruptas;
- Propostas de Eventos periódicos.






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