18/10/10

No Nova Odivelas.

Comércio Local: Esta é uma semana importante.

Como todos sabemos a economia do País, do Município de Odivelas, das Empresas, das Famílias, das Pessoas e também dos Comerciantes do nosso Concelho não estão famosas... muito pelo contrário, estão bem complicadas.


O que aí vem, a ver pelas notícias, não trará nada de bom. Aumento de impostos, cortes nos apoios sociais e redução dos ordenados são só algumas das medidas. Além disso,segundo as previsões, mais recessão e mais desemprego.

Ao fim de tantos anos de disparates alguma vez isto teria que acontecer, pois como muitas vezes afirmo, se uma empresa, uma família, uma pessoa pode falir, a um estado e a um município também isso pode acontecer.

A questão deste aumento de dificuldades que aí vem para a nossa vida quotidiana é preocupante. Mas, mais preocupante se torna porque não vejo que estas medidas permitam inverter o rumo dos acontecimentos, ou seja, que todo este sacrifício, que mais uma vez nos é solicitado/imposto, seja em vão.
Isto porque, entre outras medidas que poderiam ser tomadas, não vejo nenhuma aposta em algo que promova a criação de riqueza para o País, para o Concelho, para as Empresas, para as Famílias e para as Pessoas.

O que até aqui escrevi é fácil de fazer, pois é simplesmente criticar e opinar. Sem grande esforço ou imaginação podemos sempre faze-lo, é só pensarmos que há sempre um caminho alternativo. Mas entendo que, na qualidade de cidadão, ainda para mais com responsabilidades acrescidas (Deputado Municipal e Presidente da Concelhia do CDS-PP em Odivelas), e nas condições em que a economia do Concelho se encontra, devo fazer algo mais.

Algo que possa contribuir de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida e para a valorização do Concelho. Por outro lado, recuso-me a acreditar em fatalismos.

Acredito que com esforço, com trabalho e união de esforços os resultados, mais cedo ou mais tarde, aparecerão.

Como já em cima mencionei, e até coloquei em evidência, não vejo nenhuma medida que aponte para a criação de riqueza e de receitas alternativas, de aumento de produtividade e de postos de trabalho.

Tendo esse aspecto em consideração, e sabendo que o maior empregador do Concelho, o Comércio Local, está em queda livre, em conjunto com a Madalena Varela e com a Teresa Salvado, fizemos um levantamento da situação, ouvimos variadíssimoscomerciantes, pesquisámos, esboçámos ideias, ouvimos opiniões e sugestões e elaborámos um Projecto para a Revitalização e Dinamização do Comércio Local em Odivelas.


O Projecto, que inclui uma quantidade enorme de propostas, para além do objectivo principal, que é o que o próprio nome indica, tem 3 objectivos claros:

1 - Apoiar os comerciantes;

2 - Incentivar os odivelenses a frequentarem e a consumirem no Comércio Local;

3- Conseguir que uma quantidade significativa de pessoas que reside a menos de dez minutos do Concelho nos visite.


O Projecto para a Revitalização e Dinamização do Comércio Local em Odivelas é uma oportunidade única, caso seja implementado, para reanimar o Comércio Local, evitar mais falências e mais desempregos, e até para ajudar criar novos postos de trabalho.

Neste contexto, convido todos os interessados, comerciantes em particular, a conhecer este projecto e a lutar pela sua implementação, pois ele poderá ser a salvação de muitoscomerciantes e de muitas centenas de postos de trabalho.

Para terminar, resta-me deixar aqui a informação de que este projecto já foi apresentado publicamente, pode ser consultado, tanto no blogue do CDS-PP Odivelas, como no blogue do Pensar Odivelas, e na próxima quinta-feira será discutida em Assembleia Municipal a constituição, por parte da Câmara, de uma equipa para o avaliar.
Miguel Xara Brasil
Diario de Odivelas

Sem comentários: