09/12/10

Odivelas: Judiciária investiga obras municipais.

No programa onde participo semanalmente, o Informalidades, a questão do Odivelas Viva foi amplamente falada na altura das últimas eleições autárquicas; também já referi o montante que a Câmara está obrigada a pagar durante os próximos 25 anos por duas obras (Pavilhão Municipal e Escola dos Apréstimos), nada menos que 140.000,00/euros por mê; na última Assembleia Municipal o CDS/PP fez um requerimento à Câmara sobre este assunto, o qual ainda não foi respondido e ontem o Jornal I trás a lume esta questão em termos nada abonatórios, ora veja:

"O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra tem em mãos uma queixa relativa à empresa MRG - Engenharia e Construção S.A por alegada utilização irregular de dinheiros públicos em negócios que mantém com diversas autarquias no país.

A queixa refere, entre outros exemplos
, Parcerias Público-Privadas (PPP) com as câmaras de Oeiras, Odivelas e Alcobaça, com obras no valor de 36 milhões de euros, mas com uma facturação associada de 83 milhões. Uma diferença de cerca de 46 milhões de euros pagos, segundo a queixa, com intervenção injustificada de entidades públicas. O documento que está, ao que o i apurou, nas mãos da Polícia Judiciária de Coimbra, já conta um número de processo atribuído.

……

No caso da PPP Odivelas Viva, que envolve a construção de uma escola e um pavilhão desportivo, a queixa refere que o custo das obras se situou nos 7,5 milhões de euros, mas a facturação atingiu os 18,3 milhões. Todavia a autarquia liderada por Susana Amador disse ao i que "o assunto foi encaminhado para o vereador Paulo César Teixeira". Mas, apesar de se disponibilizarem para explicar, "não foi possível dar a resposta no prazo solicitado".

Veja aqui a noticia completa.

Sem comentários: