21/12/10

Odivelas: Actividades Económicas no Máximo da Trapalhada.


Como diversas vezes temos vindo a afirmar os Comerciantes e os Empresários de Odivelas estão há anos vetados ao abandono. Devido às nossas inúmeras intervenções, tanto na Assembleia Municipal, como em diversos outros espaços, parece que o Poder Local começa, também nesta área e agora a dar-nos ouvidos.

Habituados a governar como resposta aos acontecimentos, sem qualquer estratégia ou planeamento e sem que por ventura estejam habituados a trabalhar nesta área, os erros começam a suceder-se.

O mais recente exemplo passa-se com a Loja da Marmelada e com toda encenação à volta da promoção da mesma. Vejamos:

1 -Este é um assunto que o CDS-PP tem vindo há vários anos a abordar e a chamar a atenção para a necessidade que há em promover este produto, durante o último mandato niguém ligou patavina ou faz algo a esse propósito.

2 – No final do ano passado um grupo de Cidadãos resolveu criar uma Confraria, par a partir daí começar um trabalho de promoção e qualificação do produto.

3 – A Câmara ao ter conhecimento deste movimento pensou que eventualmente poderia perder algum protagonismo e como de costume reagiu.

4 – Nesse sentido fez uma parceria com a Associação de Comerciantes, reuniu-se com alguns produtores de marmelada e começou a fazer um trabalho paralelo.

5 – Sabendo que estava em processo o registo de uma marca por parte da Confraria (Marmelada do Mosteiro de S. Dinis), avançou com o registo de mais uma marca (Marmelada Branca de Odivelas).

6 – Sabendo que a Confraria estava a trabalhar no sentido de certificar a Marmelada, a Câmara gastando para isso cerca de 7.000,00 euros, avançou com outro processo paralelo de certificação.

7 – Sabendo da data da cerimónia de Entronização dos Confrades, a Câmara utilizou uma loja sua no Odivelas Parque, abriu a Loja da Marmelada, e fez a apresentação uns dias antes do outro evento, para assim ganhar protagonismo, visibilidade e mediatismo.

8 – Por ultimo um dos Vereadores anunciou em Reunião de Câmara a constituição de uma nova Confraria, esta promovida por si próprio.

9 – Em Assembleia Municipal esse mesmo Vereador afirma que qualquer cidadão ou grupo de cidadão é livre de abrir uma confraria e que esta não teria qualquer custo para a Câmara, seria constituída com recursos pessoais.
Até pode ser, mas aqui, como é evidente, levantam-se várias questões, por exemplo: telefonemas para tratar destes assuntos; deslocações; apoio jurídico; a que horas são tratados estes assuntos; qual será a relação da marca entretanto registada com o apoio da Câmara, com esta confraria; etc.

10 – Detectámos que a Loja da Marmelada, já mencionada no ponto 7, a qual foi promovida pelo mesmo Vereador, o das Actividades Económicas, tem na génese do seu funcionamento uma enorme trapalhada (clique aqui para ver), a qual, caso não estivesse debaixo da alçada da Câmara, jamais poderia estar a funcionar nestas condições.

Para terminar, afirmo que é com grande tristeza que tanto eu, como o CDS-PP, constatamos a forma como os assuntos económicos estão a ser tratados em Odivelas e a falta de cuidado que há com um produto, o qual é sem sombra de dúvida um activo, que tem um enorme valor cultural e económico.



Sem comentários: