09/06/11

O que tenta esconder o P.C.P.

Este parágrafo é uma emenda ao texto que está nas linhas consequentes e que foram escritas no passado dia 9 de Junho. Por lapso, comparei o resultado do partido que ficou em quarto lugar em 2009 (BE), com o partido que ficou em quarto lugar em 2011 (PCP-CDU) e na altura não me apercebi que estava a comprar o resultado da CDU/PCP com o do BE. Assim, rectifico, o PCP/CDU perdeu apenas cerca de 5.000 lugares, o facto da esquerda ter sofrido uma enorme quebra e da diferença do terceiro para o quarto ter aumentado substancialmente é que é relevante.
As minha desculpas.


Os partidos da esquerda radical tiveram nestas eleições uma derrota esmagadora, as razões são várias e não vêm agora para o caso, mas ver o PCP defender que para eles não foi derrota é que mais uma vez é espantoso. É certo que ganharam um deputado em Faro e somaram-no aos que já tinham (não perderam nenhum), mas a verdade é que comparando com 2009 perderam cerca de 100.000 votos, o que representa cerca de 20%.

4 comentários:

João Curvêlo disse...

Oh Miguel, essa matemática já teve melhores dias. O PCP perdeu pouco mais de 5000 votos.

Miguel X disse...

É verdade João!
Enganei-me na comparação, por lapso comparei os resultados do BE em 2009, com os do PCP em 2011. Deveu-se ao facto de ter comparado os quartos lugares, o qual na altura foi o BE.
Obrigado pela observação.

João Curvêlo disse...

Não é que seja uma correcção que me deixe muito feliz, tendo em conta o referencial de comparação... mas é justo.

Bom trabalho,
jc.

Miguel X disse...

é justo sim senhor e eu tb. não gosto de "meter" estas argoldas.
Um abraço