23/06/11

Máxima vergonha ou a vergonha do Máximo?

Depois de já eu já por diversas vezes ter afirmado que de facto Mário Máximo não tem capacidade nem conhecimento para ter a seu cargo o Pelouro das Actividades Económicas, de Paulo Aido também já ter há algum tempo solicitado a sua remoção e de muitas outras pessoas e entidades também já o terem feito, ontem em Reunião de Câmara, por ter sido “apanhado” a tentar implementar propostas que o CDS apresentou em Assembleia Municipal e que PS e PSD chumbaram, este autarca foi apelidado de Vereador copy-paste.

Paulo Aido, para além de o ter “baptizado” com este cognome, afirmou ainda que Mário Máximo também não tem competência para dirigir Reuniões de Câmara, após essa denúncia, provocada por atropelos ao regimento abandonou a sala, onde só voltou depois da entrada der Susana Amador.

À questão do copy-paste feito às nossas propostas, as quais se basearam no esforço de um grande número de pessoas que nelas trabalharam no seio do Pensar Odivelas abordarei mais tarde, por agora fica a parte da Nota de Imprensa do Vereador Paulo que se refere a este assunto.

 Press Release

Abandono da Reunião do Executivo
Reprodução de projecto do fórum “Pensar Odivelas” na base da discórdia.

Saio desta reunião de Executivo sob protesto porque, mais uma vez, não foi cumprido o Regulamento das Reuniões de Câmara, porque mais uma vez o Sr. Vice-presidente Mário Máximo não sabe conduzir as reuniões, porque é incompetente, arrogante, não aceita uma crítica e entende que só ele é dono da verdade”, afirmou Paulo Aido, Vereador Independente da Câmara de Odivelas, no momento em que decidiu abandonar a Reunião de Executivo.

O incidente aconteceu na sequência de várias considerações de Mário Máximo a uma intervenção de Paulo Aido a propósito do anúncio do novo portal informático “Odivelas às Compras”. O autarca independente lembrou que esta iniciativa era uma reprodução do projecto apresentado, há quase um ano, pelo grupo de cidadãos que compõe o fórum ‘Pensar Odivelas’ e lamentou que se copiasse, agora, o que se desconsiderou há nove meses atrás. 

Mário Máximo não admitiu a critica, fez várias considerações desajustadas e não autorizou a defesa da honra de Paulo Aido, contrariando o Regulamento da Câmara em vigor.

Com toda a elegância refiro que a minha recomendação não faz observações ao acaso porque os factos estão aí, são datas, são acontecimentos”, referiu Paulo Aido no regresso à Reunião de Executivo que foi retomada já com a liderança da Presidente de Câmara, prosseguindo: “É lamentável que não se saiba escutar. A apreciação da oposição é tão importante quanto estar no poder e a minha é simples, construtiva e defende os interesses da comunidade e dos meus eleitores. Eu fui eleito como todos e perdi as eleições por pouco mais de mil votos”.

O autarca independente adiantou: “Recordo aqui o poeta popular António Aleixo: Há tanto burro a mandar em homens de inteligência que, às vezes, chego a pensar que a burrice é uma ciência”.

Transcreve-se a recomendação feita por Paulo Aido a propósito do anúncio do portal “Odivelas às Compras” e que motivou a polémica:
 O autarca recomendou:
  • Se desenvolvam as boas práticas de audição das forças vivas em tempo útil;
  • Não se despreze as ideias de grupos de cidadãos para quase um ano depois propor o mesmo;
  • Não se subestime o esforço de quem procura defender o interesse dos empresários que investirem no concelho de Odivelas, apresentando projectos estratégicos globais com acções a curto, médio e longo prazo;
·         Não se prescinda de acções de ‘empowerment’ que visam tão-só envolver todos os actores da sociedade que, directa ou indirectamente, se relacionam com o desenvolvimento da actividade económica;
·         Os Eleitos no poder devem servir a comunidade e não interesses partidários e, por isso mesmo, encetar o diálogo com quem afinal apresentou publicamente um conjunto de ideias francamente válidas e porventura exequíveis com um investimento reduzido;
E ponderou que:
·         Já percebemos que a Feira das Actividades Económicas do Concelho irá ser feita um ano depois de a ter proposto aqui, publicamente, sob a forma de reeditar a OdiMostra;
·         A Câmara Municipal de Odivelas lança agora o Novo Portal “Odivelas às Compras”, precisamente um programa apresentado publicamente, a 25 de Setembro de 2010, que se encontra integrado no Projecto de Dinamização da Revitalização do Comércio Local da autoria de um grupo de cidadãos que integram o fórum “Pensar Odivelas”;
·         O mesmo sucedeu com a Confraria da Marmelada de Odivelas que teve escritura pública em 23 de Novembro de 2009, e que o pelouro das Actividades Económicas tentou replicar – leia-se copiar – cerca de um ano depois, com a constituição de uma outra Confraria;


·         Daqui podemos deduzir que a Câmara Municipal de Odivelas só tem vocação para reproduzir o que outros propuseram, sem pudor de referir as fontes, sem capacidade de se relacionar com as outras forças vivas do concelho, sem imaginação própria. Uma vez mais, o Sr. Vereador Mário Máximo mostra ser o Vereador ‘copy-past’. Por alguma razão já aqui pedi que lhe fosse retirado o pelouro das Actividades Económicas. Infelizmente para Odivelas tenho razão.

Paulo Aido ainda referiu a este propósito: “Todos conhecemos os programas eleitorais de todas as forças políticas e em todos encontramos soluções no âmbito das actividades económicas, mas foi há quase um ano que umas dezenas de pessoas trabalharem imensas horas para apresentar um projecto capaz de responder às lacunas que existem no concelho que deveria ser atendido por quem detêm o poder”.
O autarca finalizou: “Ignorar isto é ignorar a sociedade, os cidadãos que voluntariamente contribuem para a melhoria do quotidiano das populações”.

Sem comentários: