08/05/11

As mentiras de Sócrates (3): " Eu sou o rosto do investimento na educação"



Ouvi neste último sábado (7 de Maio), num canal de televisão parte de um discurso do Eng. Sócrates. Dizia ele, com a sua habitual “convicção”, sem sequer pestanejar, “ … eu sou o rosto do investimento na Educação”. Acreditará ele realmente no que está a dizer?
Reconheço que houve, sem dúvida, um visível investimento no parque escolar. Era um investimento importante e pode ser “uma ponta” por onde começar na área da educação, mas atenção: “Parque escolar” e “Educação” não são a mesma coisa! Que investimento foi feito na educação? Os alunos continuam ao “Deus dará”; os professores sem conseguir impor a sua autoridade o que transforma as aulas em tudo menos em locais de aprendizagem (se bem me lembro foi o CDS-PP o único partido com uma proposta concreta nesta área, com o novo estatuto do aluno); a colocação de professores continua, muitas vezes, a dar-se tardiamente, o que provoca que um ano lectivo não seja suficiente para leccionar o programa proposto; as “aulas de substituição” não substituem coisa nenhuma porque nas mesmas não são leccionadas as aulas em falta, mas apenas se coloca um professor (normalmente de outra disciplina) a tomar conta de uma turma cujo habitual professor faltou; o nível de exigência no que ao aproveitamento respeita é, simplesmente, ridículo!
É este o investimento na educação de que fala o Eng Sócrates? É este o legado de que se orgulha? Pensará ele que devido ao seu governo, teremos uma geração bem preparada para o futuro? Saberá ele qual é, de facto, a realidade do país? Pois é, tenho grandes dúvidas de que saiba… se sabe, então estamos perante mais uma mentira!

Sem comentários: