16/04/11

Grandes Superfícies Comerciais - Serão abertas ao fim-de-semana.

Ontem em Assembleia Municipal foi votado a possibilidade das grandes superfícies passarem a estar abertas também ao Domingo, o que na prática, aqui no Concelho se reduz a uma única superfície, o hiper que está dentro do Odivelas Parque.

Pelo facto de entre outras questões considerarmos que esta abertura significará mais uma "acha" para o já enfraquecido comércio tradicional, o CDS PP votou contra esta possibilidade.

Não obstante essa nossa posição entendemos e percebemos que possam haver outras posições como as do PSD e PS que entenderam votar favoravelmente e assim permitirem esta alteração, o que não conseguimos compreender é que o deputado do PSD, Luís Salmonete, para defender essa posição tenha afirmado que o comércio tradicional representa um nicho. 

1º) Porque o Comércio Local representa o sustento de inúmeras famílias e pessoas.
2º) Porque muitas dessas pessoas para além de trabalharem no Concelho também aqui residem.
3º) Porque são sem dúvida o maior empregador do Concelho.
4º) Porque é através deles que Câmara e Juntas de freguesia conseguem parte significativa das receitas.
5º) Porque mesmo que fossem nicho deveriam merecer também a maior atenção.

Nós no CDS sabemos dar importância às grandes questões, mas jamais perderemos a lucidez de não saber diferenciar questões e de tentar assim encontrar as soluções que mais se adequam a cada um delas.

2 comentários:

António Gaito disse...

As PME's não têm arcaboiço para fazer lobbys. Só é pena que esse «nicho» seja o maior empregador em qualquer parte do país...
Agora, sem sarcasmos, não considero que num mercado livre (coisa que não temos) as grandes superfícies devam ser penalizadas na sua liberdade de ter as portas abertas, para defender o comércio tradicional. As empresas, grandes ou pequenas, têm de responder à concorrência, sem intervenção do Estado - verdadeiro causador dos desequilíbrios económicos.
Não posso, portanto, concordar com a posição assumida. A maior ameaça ao comércio tradicional é a carga fiscal, não é a concorrência. Defender o contrário chama-se socialismo...

Miguel X disse...

Caro António,

O mercado tem e deve ser livre, mas deve ser regulado e criar igualdade de oportunidades.

O que se passa é que o tratamento é diferenciado e ainda para mais a benefeciar os "maiores", a título de exemplo, a Loja de Cidadão foi colocada no Centro da Cidade ou no Odivelas Parque?

Os Comerciantes pagam taxas, impostos, água, luz e recolha de luz e não têm estacionamentos, ruas limpas e arranjadas,têm pouco iluminação e com muita frequência falta de água, a qual os impede em muitos casos de exercer a sua actividade.

Repara ainda que há uns tempos havia um transporte do Odivel Parque que transportava as pessoas do Metro para esta superfície e agora é o Voltas que tem essa tarefa sem qualquer contrapartida.