26/04/11

Discurso 25 de abril na Assembleia Municipal de Odivelas

Deixo-vos o discurso que fiz na Sessão Solene da Assembleia Municipal de Odivelas comemorativa do 25 de Abril:


Exmº Presidente da Assembleia Municipal
Exmª Presidente da Câmara Municipal de Odivelas
Exmºs deputados municipais
Exmº público e Imprensa local

Dirijo-me aqui a este plenário não como deputado municipal, mas como jovem, jovem que já nasceu após o 25 de Abril de 1974. Falo-vos como jovem que não teve, felizmente, de lutar para ter liberdade de expressão mas que no entanto encontra outras liberdades tão ou mais importantes pelas quais é necessário lutar. A liberdade de escolha, é uma das liberdades pelas quais ainda temos que lutar, porque temos o estado a escolher por nós. Estado esse que não sabe o que é melhor para mim em determinada situação, nem para os meus. Estado esse que não nos deixa escolher a escola dos nossos filhos, não nos deixa escolher o que fazer com o nosso dinheiro e não deixa as nossas empresas florescerem. Com uma carga fiscal tão elevada o Estado não nos deixa escolha, temos de trabalhar para pagar os impostos, o que ganhamos não é nosso é do Estado e o benefício que temos com isso é pouco, ou pelo menos deveria ser na mesma proporção daquilo que descontamos e pagamos. Cada vez mais percebemos que há quem se sirva de não termos escolha, para governar o País como se fosse a sua casa, gastar os nossos impostos com obras megalómanas apenas para se intitular senhor da modernidade. Ainda bem que não tenho lutar pela liberdade de expressão e que posso aqui dizer Basta! Basta de escolherem por mim, Basta de brincarem com o nosso dinheiro, é preciso lembrar que com a liberdade vem também a responsabilidade.

Hoje, em Portugal vivemos tempos difíceis, fruto da falta de responsabilidade de quem gere a nossa falta de liberdade de escolha. Nos últimos 16 anos tivemos 14 anos de Socialismo, foi preciso tanto tempo para o País compreender ao que leva o Socialismo. Não temos dinheiro para pagar os nossos empréstimos e não nos conseguimos financiar a juros justos. Para onde vai o dinheiro dos nossos impostos se não vemos melhores hospitais, melhor ensino, melhores infra-estruturas, melhor apoio á ciência, melhor apoio às empresas, melhor apoio aos desfavorecidos. Onde está o dinheiro que nos tira a nossa liberdade de escolha? Para o que é que estamos a contribuir? Será que vale a pena contribuir para isto? Será que vale a pena abdicar da nossa liberdade de escolha para não ver resultados? Não! O que vale a pena é lutar pela nossa liberdade! Lutar como se lutou no 25 de Novembro, data histórica essa que deveria ser lembrada como o verdadeiro marco da conquista da Liberdade!

O 25 de Abril de 1974 já lá vai, nós continuamos cá, a luta é outra, quem gere a nossa liberdade de escolha, o Estado, geriu mal o nosso dinheiro e está prestes a retirar-nos mais uma liberdade, a soberania da nossa Nação!

Mas nós estamos cá para lutar, lutar pela nossa liberdade de escolha, quanto menos estado, mais liberdade de escolha!

Viva Odivelas!
Viva Portugal !

Sem comentários: