11/04/11

Intervenção do CDS na Assembleia Municipal de Odivelas.

Não é costume a bancada do CDS-PP aqui nesta Assembleia Municipal manifestar-se sobre acontecimentos nacionais, creio que nunca o fizemos, mas a circunstâncias actuais e a gravidade da mesma obrigam-nos a que o façamos pela primeira vez.

A passada quarta-feira dia 6 de Abril ficará marcada simbolicamente na História de Portugal como uma das datas mais negras da já longa História de Portugal.

Ficou marcada porque corresponde exactamente ao dia em que ficou provada a falência de várias politicas que têm sido seguidas ao longo dos últimos anos em Portugal.

A politica do facilitismo, a politica da mentira, a politica da ilusão e do faz de conta, a politica em que se tira a quem trabalha para dar a quem nada quer fazer, a politica da impunidade, a politica do pouco rigor económico, a politica feita sem que se valorize o que é de todos, a politica do clientelismo, a politica do egocentrismo, a politica oca, feita apenas para consumo mediático e eleitoralista, deu no que deu. Deu no que se estava à espera, deu na falência do estado, deu no pedido de ajuda externa e consequentemente deu na perca da pouca autonomia que ainda nos restava ou que julgávamos restar.

É fácil apontar hoje o dedo a um responsável ou alguns responsáveis máximos sobre esta situação, é mesmo muito fácil e eles são-no com toda a certeza. Defendemos inclusivamente que lhes deviam ser assacadas responsabilidades e caso ficassem provados erros de gestão danosa deveriam ser condenados criminalmente, não temos e não tenho qualquer dúvida a esse respeito. O sofrimento que foi e está a ser causado a milhares de pessoas e de famílias a isso obrigava.

Caros colegas;
é certo que alguns, pelas funções que exercem têm mais responsabilidades, mas será que nós todos aqui presentes, que a nossa geração, sim a nossa geração, não tem grandes responsabilidades nisto?

Será que o 25 de Abril que tantos se orgulham, foi feito para isto, foi feito para causar tanta miséria, tanto sofrimento e tanta angústia?

Será que é legitimo as pessoas, em vez de esperarem que o dia de amanhã seja melhor que o de hoje, andem possuídos pela ideia que o de amanhã vai ser pior que o dia de hoje?

Será que nós e já vamos no segundo pedido de apoio ao FMI desde essa data, não temos a responsabilidade suficiente para vivermos em democracia?

Chegou a altura de todos, todos sem excepção, e nós, que temos menos responsabilidade que os governantes da nação, é certo, mas que temos mais responsabilidade que o comum do cidadão, colocarmos a mão na consciência, reflectir e alterarmos o nosso comportamento face às politicas que são seguidas.

É que à semelhança do que se passou com o país, o qual faliu, também este município, caso não se altere a forma de o gerir, mais cedo ou mais tarde será declarado tecnicamente falido.

Chegou a altura, se é que ainda vamos a tempo, de tentarmos de uma vez por todas evitar o descalabro que se avizinha e fazermos definitivamente na política aquilo que de mais nobre podemos fazer, lutar em primeiro lugar pela comunidade.


Sem comentários: