19/07/06

Revista Municipal, Mário Máximo justifica.

Finalmente, esta semana, passados quase 2 meses, aparece pela primeira vez uma justificação, uma explicação, ou uma referência, como preferirem, sobre este assunto, dada por alguém da estrutura do partido socialista, o Dr. Mário Máximo.

Como todos devem ter conhecimento a C.M.O. fez no passado mês de Abril uma revista, com 60.000 exemplares de tiragem, para ser distribuída gratuitamente por todas as casas do concelho.

Na altura escrevi um texto que está aqui no Blog, o qual também foi publicado no Diário de Odivelas (Coluna às Direitas) no dia 27/5/2006. Nesse texto critiquei/questionei:

- O conteúdo, por ser da opinião que a referida revista não é mais do que propaganda politica e um meio de promover os actuais autarcas socialistas do concelho, com especial evidencia a Sr.ª Presidente da Câmara (15 fotografias da Sr.ª Presidente; 6 páginas, uma entrevista, mais uma carta ao munícipe);

- O facto de se gastar uma verba avultada, tanto na produção, como na distribuição, sobretudo, quando, como todos sabemos a Câmara Municipal está sem dinheiro;

- O facto de ser um mau exemplo para os Presidentes das Juntas de Freguesia, os quais também gostam de se promoverem através deste meio e assim serem encorajados a fazer o mesmo.

Estranhamente, não vi, nem ouvi ninguém da comunicação social aqui do concelho, nem nenhuma força politica a darem relevo a esta situação, por essa razão voltei a abordar esta situação em 2 outros artigos nos mesmos locais (Blog e Diário de Odivelas):

1º - 10/6 “Falida”, mas contente. - (“… o que eu digo e escrevo está à vista de todos, a Câmara está falida, a própria presidente diz que o buraco financeiro é muito maior do que pensava, há cortes de água por faltas de pagamento, no entanto, fazem-se festas, publica-se uma revista municipal com 60.000 exemplares de distribuição gratuita para promover a nossa autarca, …) e

2º - 15/7 na parte em comentei a a entrevista da Sr.ª Drª Susana Amador ( …espero e faço votos para que se racionalize melhor as poucas verbas disponíveis e que não se voltem a ver casos como o da Revista Municipal, com a distribuição gratuita de 60.000 exemplares. …)


Finalmente, esta semana, aparece pela primeira vez uma justificação, uma explicação, ou uma referência, como preferirem, sobre este assunto, dada por alguém da estrutura do partido socialista, o Dr. Mário Máximo. È um texto bem escrito, com o título, Comunicar com qualidade é um dever, feito com uma enorme correcção, dando a alguns uma lição e que está publicado no Diário de Odivelas, no espaço reservado ao Partido Socialista, Novas Fronteiras Socialistas

Não vou entrar na questão da qualidade da revista e do papel, nem no grafismo, nem se é agradável, vou focar só 2 pontos ou questões:

1º) A Mensagem / Conteúdo – Penso que para quem teve a oportunidade de ver a revista não ficou com a menor duvida de que o se pretendeu passar, foi única e exclusivamente, a actividade dos autarcas socialista em “boa acção”, nomeadamente a da Dr.ª Susana Amador e quando se diz “aborda todos os temas relevantes do concelho”, … está tudo dito.

2º) A Escolha do Meio – Quando se fala em comunicar, há um aspecto importantíssimo, no qual temos forçosamente que se pensar, que é precisamente a escolha do meios, pode ser a Internet, Mail, Imprensa, Out-doors, Mupis, TV, Rádio, Revistas, Empenas, Painéis em casas de banho, SMS, etc., etc. e a escolha desse meio é feita não só pela capacidade que ele tem de chegar às pessoas que se pretende, como também no custo que essa escolha implica e aí é que está o ponto.

Portanto, para além da mensagem, a qual penso que não deixa dúvidas a ninguém, mantenho as mesmas interrogações:

1 - Quanto é que custou a produção total da revista (paginação, grafismo, paginação, impressão, fotografia, maqueta, etc.) e a sua distribuição porta-a-porta de 60.000 exemplares?

2 - Se neste período que a Câmara atravessa, de grandes dificuldades financeiras, num concelho com carências a vários níveis, se faz sentido assumir este custo?

Sem comentários: