01/02/11

Odivelas - Delegação de competências/alteração mapa autárquico e administrativo.

Um dos temas mais falados e discutidos em Odivelas nos últimos tempos foram, como não podia deixar de ser, os cortes no orçamento municipal e também por tabela, nas verbas envolvidas nos protocolos de delegação de competência.

Como a imaginação, a planificação e a estratégia deste executivo são o que são, ao saber dos “cortes” que vinham do governo central, vai daí e começaram a cortar quase igualmente em todas as rubricas.

Entendo eu, evidentemente, que a solução passa em parte por rentabilizar ao máximo todos os recursos, mas mais do que isso, porque o efeito dessas medidas será idêntico ao que tem uma aspirina na cura de uma doença grave, passa provavelmente por repensar e reestruturar todo o funcionamento autárquico do Concelho.

Evidentemente que não é acordar de manhã com uma ideia e executar, só por que se entende que é boa, tal como aconteceu por exemplo quando se trocou o logo e a imagem do Município. Tem obviamente que se pensar, estudar e avaliar as situações, quer cada uma por si, quer cada uma incorporada no universo da autarquia.

Assim entendo, que tal como se está a fazer em Lisboa e agora parece que o Governo também quer aproveitar a onda, em Odivelas também se deve estudar o Mapa Autárquico do Concelho.

Será que faz sentido termos 7 freguesias?
Será que faz sentido os seus limites físicos (fronteiras) serem os que são?
Será que com algumas alterações se consegue rentabilizar os recursos?
Será que com algumas alterações se consegue melhorar a qualidade do serviço prestado aos munícipes?

Não estou com isto a dizer quer devem ser, ou que não devem ser feitas alterações, e muito menos quais, o que estou a afirmar, é que esta reflexão deverá ser feita de forma objectiva. Deverá ser pensada, avaliada e depois debatida.




Sem comentários: