22/02/11

As duas propostas apresentadas pelo CDS - Assembleia Municipal de Ontem.

Embora tendo sido apresentadas em separado, porque a fundamentação é a mesma coloco as duas neste post.

Estas propostas foram chumbadas pelas bancadas do PS e PSD, a abstenção da CDU e os votos favoráveis do BE, MPT e CDS.

A interpretação que faço, às justificações que PS e PSD deram para as chumbar, farei oportunamente.



Propostas de Recomendação.


O Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo - conhecido por “Mosteiro de Odivelas” - é sem dúvida, do ponto de vista arquitectónico, histórico e naturalmente patrimonial o Monumento mais valioso do Concelho de Odivelas.

O Mosteiro de Odivelas não se encontra aberto ao público nem mesmo de forma condicionada ou com horários regulares, provocando certamente elevados prejuízos sociais, culturais e económicos ao concelho e particularmente à cidade de Odivelas, tanto mais que se trata de uma peça representativa do gótico, rara na área metropolitana de Lisboa e um local de importância significativa para uma abordagem ao Reinado de D. Dinis que ali se encontra sepultado e à I Dinastia.

Tendo conhecimento que decorre um Petição Pública, dirigida à Assembleia da República para abertura ao público do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo aos Sábados, Domingos e Feriados, e por consideramos que tal a suceder será uma mais-valia significativa para a vida social, cultural e económica do Concelho, entendemos que deve este Município de forma clara e inequívoca, apoia-la.

Esta nossa convicção é tão mais urgente, porque:

1- Entendemos que esta é uma causa transversal da sociedade, porque esta Petição foi já assinada por inúmeros cidadãos comuns, independentes e por militantes ou simpatizantes de todos os partidos que têm assento nesta Assembleia Municipal.

2- Esta Petição foi subscrita pelos Presidentes de Junta de Freguesia António Rodrigues, Armindo Fernandes e Francisco Bartolomeu e apoiada por Vítor Machado presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, em declarações prestadas a um o órgão de Comunicação Social.

3- A própria Presidente também já afirmou concordar com ela e que a mesma, a par de diligências que a própria Câmara Municipal está a desenvolver, poderia contribuir positivamente para o objectivo comum, abrir a porta do Mosteiro e devolve-lo de certa forma à população.

4- Porque esta Petição já tem o número mínimo de subscritores – 4.000 – que são necessários para impulsionar o debate desta questão na Assembleia da República, mas porque quantos mais subscritores tiver, mais importante se torna.

Assim esta Assembleia Municipal, reunida a 21 de Fevereiro de 2011, recomenda:

Proposta 1:
Que o Executivo da Câmara Municipal de Odivelas apele à participação de todos os funcionários e a todos os munícipes no sentido de subscreverem esta Petição.

Proposta 2:
Que a Assembleia Municipal considere esta causa, como um desígnio municipal e de interesse nacional e chame também à subscrição da mesma.


Sem comentários: