06/01/11

… vai ser bem mais difícil! (4)

2001 - O problema financeiro - Despesa/Receita.

Como já anteriormente mencionei, este não é um problema novo, tem vindo a crescer e o monstro tem vindo a ganhar dimensão a cada dia que passa.

Cientes deste problema, os nossos governantes colocaram quase sempre em primeiro lugar os interesses corporativos e as necessidades de serem reeleitos. Raramente se fizeram rogados e salvo raríssimas excepções, foram incapazes de colocar com clareza a real situação à população. Sabendo dos deficits sucessivos e que com eles a divida engordava, mesmo assim, por motivos meramente estratégico-eleitoralistas, deixaram que a despesa aumentasse permanentemente.

Para fazer face a este aumento do deficit e sem nunca conseguirem angariarem mais receita por via de um forte crescimento económico, recorreram muitas vezes ao aumento dos impostos, taxas e das obrigações. Medidas essas, que na última década se tornaram recorrentes.

Para ilustra este pensamento todos se devem lembrar de uma expressão muitas vezes ouvida: numa legislatura os primeiros dois anos são para tomar as medidas impopulares (aumentar impostos), os outros são para governar em função das eleições que aí vêem (gastar dinheiro).

1 comentário:

Maria Máxima Vaz disse...

Ainda lhe hei-de mostrar alguns SMS que provam isso mesmo - não se olha a gastos com as eleições.
Até hoje, não descobri porque vieram parar ao meu telemóvel, mas há um que até é contra mim. Foi engano? Foi prepositado? Ignoro, mas têm muito interesse, pelo TM donde vieram.