14/01/11

A razão da nossa candidatura.

Como no post anterior informei a Concelhia do CDS-PP entendeu candidatar o nome de Odivelas à organização do próximo Congresso Nacional, o qual se realiza a 19 e 20 de Março.

Neste post explico a nossa motivação.

Estamos em 2011 e o nosso país encontra-se perante uma grave crise financeira, económica, social e cultural. E infelizmente, independentemente, dos mais de 800 anos de História, estamos a ver colocada em causa a soberania nacional.

Vêm aí um Congresso Nacional do CDS-PP, o que talvez muitos possam entender como morno e com pouco interesse, contudo nos na Concelhia de Odivelas consideramo-lo de Importância Máxima.

Entendemo-lo como tal, porque estando cientes dos enormes problemas que o país e os portugueses atravessam, o CDS-PP tem neste momento uma responsabilidade acrescida, mais do que nunca, temos que encontrar:

1 -soluções para ajudar Portugal a sair da situação em que se encontra;
2 -a melhor estratégia para o fazer;
3 -mobilizar pessoas;
4 -inovando, melhorar as nossas propostas;
5 -a melhor forma de divulgá-las e de lutar por elas.

Em 1261, precisamente há 750 anos nasceu um grande Rei, inquestionavelmente uma das mais importantes figuras da história de Portugal. Um homem que organizou desenvolveu e preparou o país, que defendeu como poucos a soberania nacional, que foi um estratega e um visionário, que deu esperança e expectativa à população, e um futuro a Portugal.

Entre muitas outras medidas, fez a primeira reforma agrária, protegeu os Templários e fundou a Ordem de Cristo, zelou pela justiça, organizou a defesa em todas as comarcas, criou as bases para a primeira marinha (contratou marinheiros genoveses e plantou o Pinhal de Leiria), promoveu o comércio nacional (feiras) e internacional (1º tratado Comercial com Inglaterra), que assinou o Tratado de Alcanices, etc, etc.

Evidentemente que estou a falar do Rei D. Dinis, o qual por sua vontade (deixou em testamento) tem o seu túmulo em Odivelas.

Pelo que acima descrevi, porque este ano completam-se 750 anos desde o seu nascimento e pela analogia actual, entre a situação que Portugal atravessa e as mudanças que necessita, as quais podem ser inspiradas no legado de D. Dinis, entendo que do ponto de vista da simbologia Odivelas é o local certo para a realização do XXIV Congresso do CDS-PP.

Do ponto de vista estratégico/político também há vários argumentos para que o mesmo se realize em Odivelas, quer estejamos a falar de estratégia nacional, distrital ou concelhio.

Por outro lado, sob o ponto de vista logístico, Odivelas tem um excelente equipamento para este efeito (novo, moderno, multifuncional e com capacidade para acolher um grande número de pessoas), o qual tem estacionamento. Sob o ponto de vista das ligações Odivelas está muito bem situado para todos os que aqui se desloquem, quer venham do Norte, do Sul ou do Interior e quer venha de carro, comboio, avião ou camioneta.

Por fim Odivelas, para além da famosa marmelada, têm aquelas coisas boas da vida (boa comida) e a preços bem em conta.

Sinceramente espero que a decisão recaia sobre Odivelas, pois teremos o maior prazer em receber na nossa Terra tanta e tão boa gente.

2 comentários:

Francisco Marques disse...

Brilhante e oportuna ideia. Muito bem fundamentada. Odivelas tem todas as condições para acolher um evento desta dimensão, sendo uma etapa importante para futuras eleições autarquicas. Por isso está de parabéns a concelhia e o seu presidente.

TMC disse...

É notória a diferença existente ao nivel da Concelhia de Odivelas na nova maneira de pensar, de estar e de agir politicamente, criando uma maior proximidade com o cidadão eleitor. Ao celebrar em Odivelas o seu próximo Congresso, o partido irá transmitir esta mesma mensagem; o cidadão pode confiar no CDS.