09/01/11

Música...



Ontem, fui assistir ao Concerto de Ano Novo do Conservatório de Música D. Dinis na nova Igreja da Nossa Sra da Anunciação na Póvoa Sto Adrião. Pensava eu que ia assistir "apenas" a um bom concerto, organizado por uma extraordinária escola de música, mas foi muito mais do que isso:
- Perante uma enorme audiência ( a igreja estava completamente lotada) tivemos todos o privilégio de assistir a um concerto absolutamente maravilhoso!O CMDD é um orgulho para a Póvoa Sto Adrião e para o Concelho de Odivelas;
- Mas havia mais...na 1ª fila e, honrando-nos com a sua presença, lá estavam a Sra Presidente da Camara Municipal de Odivelas, o Sr. Vereador Hugo Martins, entre outros ilustres membros do executivo de Odivelas. Entre alguns discursos prévios ao Concerto, também a Sra Presidente da CMO nos transmitiu algumas palavras. Confesso que não retive todo o discurso, mas chamaram-me a atenção alguns "pontos":

1) Disse a Sra Presidente que a CMO se tinha associado a este evento, contribuíndo com a logística. Relativamente a esta contribuição, gostava de saber melhor (de forma a lhe poder dar valor), no que é que ela se traduziu: A CMO disponibilizou instrumentos? Contribuiu para a limpeza da igreja? Limitou-se a imprimir os folhetos que publicitavam o evento? Levou as máquinas fotográficas e respectivos tripés para poder convenientemente divulgar este acontecimento??

2) Aproveitou também a Sra Presidente para louvar o facto da Igreja ter sido construída sem qualquer contribuição monetária da CMO. Referiu que este era um exemplo a seguir. "Com imaginação e sem dinheiro" pode-se fazer muita coisa, inclusivé organizar concertos.

Pois é, mas há que lembrar a Sra Presidente que as aulas do Conservatório não são de borla (pelo menos para aqueles que não frequentam o ensino articulado, nomeadamente, todas as crianças com menos de 10 anos). E que os instrumentos, pagos pelos pais, custam dinheiro. Por isso, isto sim, é um exemplo, do que a iniciativa , o sacrificio, o empenhamento de pais e professores conseguem fazer, investindo na educação dos seus filhos, na cultura do Concelho e do País. Sem eles, quantas iniciativas culturais poderiam ir para a frente apenas com o "contributo logístico" da CMO?
A Sra Presidente terminou informando-nos que esta seria a linha de orientação da CMO em 2011: "Com imaginação e sem dinheiro!".

Notas:
1 - O concerto foi espectacular, mas não queria deixar de dar os meus parabéns, em particular, ao prof. Nuno de Sá, que não só orientou com mestria o Artensemble, como até orientou as palmas do público que vibrou ao som da Marcha Radetsky, de Strauss-Parecia que estávamos em Viena! E o público terminou aplaudindo-o e à orquestra, de pé!
2- Infelizmente, na fila "VIP" nem todos seguiram o bom exemplo da Sra Presidente da CMO, que seguiu o Concerto com toda a atenção. Há que explicar a alguns srs que, conversar durante a actuação dos músicos e cantores, é uma falta de respeito para com os mesmos e para com a restante audiência.

Sem comentários: