21/03/11

Paulo Portas promete governar sem mentir aos Portugueses

O Presidente do CDS-PP anunciou este Domingo que convidou o ex-ministro das Finanças Bagão Félix para ajudar à coordenar a supervisão do programa de Governo, prometendo dar "tudo por tudo" no actual momento político porque "é agora ou nunca".

No seu discurso de encerramento do 24º Congresso do CDS-PP, que decorreu em Viseu, Portas afirmou que o partido terá uma comissão de supervisão do futuro programa de Governo do CDS-PP, baseado no trabalho que o gabinete de estudos está a efectuar, garantindo um documento que terá "realismo, quantificação, selectividade e humanidade".

"Vou pedir a particular ajuda de António Bagão Félix para nos ajudar", afirmou.

Aos militantes do CDS-PP, Paulo Portas deixou um compromisso: "No programa de Governo do CDS só faremos os compromissos que temos a certeza que é possível financiar, não quero ganhar as eleições mentindo, muito menos governar mentindo".

Numa análise sobre o actual momento político do país, Portas reiterou que o primeiro-ministro José Sócrates "não está a prestar um bom serviço a Portugal".

"Já não se aguenta tanta conferência de imprensa, tantos conselhos de ministros extraordinários (...) Já não se aguenta tanta intranquilidade e país precisa da serenidade do CDS", defendeu.

Lembrando, uma vez mais, que o CDS disse ao PSD que estava disponível "para um esforço conjunto", Portas resumiu a posição do partido numa frase: "O PSD não quer. Ok, é legítimo. O CDS segue para bingo".

Num discurso de 40 minutos – quase metade da intervenção de abertura -, Portas recuperou a frase do Presidente da República, Cavaco Silva, no seu discurso de posse, de que "há limites para os sacrifícios que se podem pedir aos portugueses".

Para o líder do CDS, "há duas condições para os sacrifícios": "a primeira é que valham a pena, que haja uma luz ao fundo do túnel; a segunda é que haja equidade fiscal e equidade social na repartição dos sacrifícios", enumerou.

"Quem eu hoje mais vejo a defender a continuação de Sócrates são os que têm muito e quem eu mais vejo entrar no CDS e pedir ajuda ao CDS são os que não tem quase nada", afirmou.

Portas recordou que o CDS defendeu um modelo de Governo mais curto mas salientou que esse modelo terá uma condução.

"A regra é esta e não podemos falhar: Portugal só pode ter um governo que seja eficiente e reduzido desde que esse Governo seja o governo dos melhores entre os melhores", disse, salientando que "um cartão rosa ou um cartão laranja" não se podem sobrepor ao mérito e à qualidade.

A intervenção final de Portas no Congresso serviu para passar em revista as principais bandeiras do Governo: o compromisso com a actualização das pensões mais baixas, a flexibilização das regras dos contratos de trabalho num momento de alto desemprego ou o reforço dos poderes presidenciais na área da Justiça.

"O CDS sai deste Congresso mais determinado ainda", disse, terminando a citar o líder histórico do partido Amaro da Costa: "Para além do caos, há um país que é excelente".

Sem comentários: