11/10/05

David Martins - Declaração

Caros amigos, odivelenses, portugueses.

Em democracia, o povo é soberano. Os odivelenses escolheram premiar os 4 anos de politica de betão com a eleição de Susana Amador, candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal. Além disso, os odivelenses, foram unânimes em eleger, de novo, para o executivo da Câmara Municipal, as forças politicas que governaram o concelho de Odivelas nos últimos quatro anos - PS, PSD e CDU.

A candidatura do Centro Democrático Social - Partido Popular, a todos os niveis, falhou. Como disse o meu caro amigo Cláudio Carreira, candidato à Junta de Freguesia de Odivelas, "Trabalhámos, o melhor que pudemos, para que os nossos projectos, os nossos ideais se sobrepusessem aos outros", e por isto quero dar os meus parabéns a todos os que participaram nesta campanha para Odivelas, por Odivelas. No entanto, não foi suficiente.

Foi uma campanha melhor que a de 2001 mas, como disse, o CDS/PP falhou. Não conseguimos fazer que o eleitorado nos reconhecesse competência, que se identificasse com os nossos projectos e as nossas ideias. Não conseguimos transmitir aos eleitores, como os resultados mostram, a incompetência dos actuais executivos e a má gestão dos últimos quatro anos. Não conseguimos mudar Odivelas.

Numa disputa politica onde, invariavelmente, se disputou entre os três partidos que venceram, tivemos o resultado possível. Uma disputa a três muito por força da comunicação social. Criou-se então uma lógica de voto nestas três forças politicas relegando o CDS/PP para uma votação residual.

Há responsabilidades para apurar e uma delas é a que acabei de referir. Outra é a estratégia seguida pelo partido a nível nacional. O CDS/PP teve uma estratégia de enfoque no líder do partido, José Ribeiro e Castro, e a esse nível o partido falhou. O CDS/PP conta hoje apenas com uma presidência de câmara, Ponte de Lima, resultado que, por si só, é uma enorme derrota. O presidente tem portanto de assumir as suas responsabilidades.

Gostava de agradecer a todos os eleitores que votaram no CDS/PP e em especial aos de Odivelas, tudo faremos para honrar a vossa confiança.

Finalmente uma palavra de esperança a todos os Democratas Cristãos. Todos sabemos que o populismo da esquerda em tempos de crise resulta, por isso, mais que nunca, temos de continuar a trabalhar, incessantemente, a batalhar pelos nossos ideais para fazermos de Portugal uma nação melhor. Força!

Boa sorte a todos os autarcas eleitos, cumpram o vosso mandato com responsabilidade.

Um abraço, até 2009.

David Miguel Ramos Martins

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais nada! Estive em parte na campanha e testemunho o que dizes.
Preferiram a continuidade em Famões. Nós que te conhecemos, sabemos o que ficam a perder. Parabéns por te teres chegado à frente.
FAP