07/10/05

Balanço de 4 Anos: Intervenção na AM Odivelas

Ex.ma. Presidente da Assembleia Municipal
Ex.mo. Presidente da Câmara Municipal
Ex.os. Deputados Municipais
Ex.os Vereadores
Ex.os e dedicos Serviços de Apoio
Ex.as. Senhoras e Ex.os. Senhores,

Desde 17 de Abril de 2002 que tomei posse nesta AM. Tal como então a minha primeira palavra vai para a pessoa que vim substituir, o Dr. Reinaldo Figueira, pessoa que muito prezo e respeito, pois mostrou-me a mim durante anos que com ele privei, e nessa campanha eleitoral em particular, foi e continua a ser alguém com carácter, personalidade firme e fiel aos seus princípios e valores. Alguém de quem me orgulho, como Odivelense que tenha pertencido a esta AM.

A essa altura, os partidos da coligação neste Executivo PS-PSD-CDU olharam certamente o CDS como uma força menor e que não incomodaria aqueles que muito habituados estavam ao poder instituído, isto é, o poder da instalação. Recentemente ouvi inclusivé candidatos a dizer que lhes retirariam os pelouros caso não votassem favoravelmente algumas propostas. Isto é a demonstração clara do poder da instalação. Que de facto está ainda enraízado. Pois eu não acredito que as pessoas, os partidos vão contra os seus principíos. Será que não faziam um melhor serviço à comunidade se abandonassem?

De lá para cá, o CDS deixou a sua marca, pois demonstrou ser sério, responsável e capaz de apresentar propostas credíveis ao longo destes 4 anos, pese embora a situação caricata, penso que única, da existência de uma coligação PS-PSD-CDU.
Mostrou que não compactuava com situações menos claras e que não interessava que fossem discutidas. Forçou o debate, forçou a discussão, forçou que estava presente em Odivelas, na defesa dos interesses dos Odivelenses e na defesa que o valor de ser democrata-cristão tem uma razão de ser na sociedade.

Muitas foram as vezes que nos intimidaram, que nos ameaçaram com tribunais inclusivé, que nos disseram para entrarmos no barco com eles, apenas e só por mostrarmos que tinhamos razão no que diziamos. Porque acima de tudo, consideramos que Odivelas tem de ter futuro no médio e longo prazo e não apenas no curto prazo.

Foi nesse futuro que pensámos quando desde o primeiro dia abordámos o tema do Urbanismo, onde nesse 1º dia a resposta foi: “Não se preocupe pois tudo aquilo que for aprovado daqui para a frente será equilibrado”. Equilibrado não é certamente aquele cogumelo de cimento por de trás do CATUS de Odivelas.
O tema do Jardim Municipal, dos Passeios Ribeirinhos e do Património das Quintas, foi a vã promessa de imaginar o que foi dito também em Abril de 2002 no passeio Ribeirinho de Odivelas à Pontinha. Este tema da Política Ambiental muito tem que se lhe diga, é ver as Quintas de Famões a prepararem-se para serem betão armado, é ver aqueles “que batem no peito” pelo Ambiente a fazerem grafitties em Montes. Será que são esses que protegem o ambiente? Será que o futuro ambiental é com grafitties em Prédios e em Montes?

O CDS nesta AM sempre combateu a Política tradicional, aquela política do corredor, a política do “diz que disse”. O CDS nesta AM não esperou, actuou. Não esperámos por jogos de bastidores, como queriam com o Conselho Municipal de Juventude. Nós fizémos e apresentámos. Bloqueram-nos, esconderam-nos até reuniões, mas aqui há que dar também o mérito à Sra. Pres. Da AM que se empenhou pessoalmente comigo e com isso o CDS demonstrou que não pensava no seu umbigo, demonstrou que o que interessava em concreto, era a Juventude de Odivelas. Os outros perceberam tarde, mas como diz o ditado, “Mais vale tarde que nunca”.

Muito não foi feito. Veja-se o caso do PDM, da Comissão de Acompanhamento do PDM que foi constituida em Janeiro de 2003 e nem uma vez reunião.

Nestes 4 anos, o CDS mostrou a sua marca. Mostrou que não tinha qualquer problema em votar propostas válidas de outros partidos, inclusivé da ala mais à esquerda desta AM.

Mostrou que não tinha receio de discursar em qualquer local ou em qualquer iniciativa, mesmo que isso criasse algum incómodo. Mostrou que aqueles votaram CDS não se sentiram certamente defraudados pela política de responsabilidade que norteou o CDS.
Como deputado municipal espero ter deixado a marca CDS. A marca de ser democrata cristão.

Para terminar esta minha intervenção, uma primeira palavra para aqueles deputados que nos abandonaram para uma outra vida que espero seja melhor. Com eles também aprendi muito. Uma palavra para as amigas e amigos que criei nesta AM. Outra palavra para aqueles que comigo privaram nas Comissões Especializadas da AM, pois muito do seu esforço pessoal e político foi dado para bem dos Odivelenses e de Odivelas.

Por último uma palavra para os Odivelenses. Quero-lhes dizer que o voto deles foi certamente útil, independentemente em quem votaram. Que foi por eles que tive o orgulho de estar aqui, de os representar. A eles um muito obrigado.

Sem comentários: