21/09/11

Matemática no Ensino Básico: A calculadora...



Poucos dias depois de tomar posse, o Ministro da Educação, Dr. Nuno Crato, disse e bem, que a utilização da calculadora no 2º ciclo do Ensino Básico era desanconsalhável(http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=493831).

A mim pareceram-me afirmações muito acertadas, pelos motivos obvios. Mas fiquei a pensar se o Sr. Ministro saberia que nos livros de Matemática do 2º ano (2º ANO!!!), já é pedido aos alunos que peguem na calculadora e experimentem encontrar alguns resultados mais simples.
"Bem - pensei- , o ministro mudou, o programa vai mudar e a calculadora nos livros do 1º ciclo vai desaparecer..."
Qual não é o meu espanto, quando hoje, ao folhear o livro do 3º ano (3º!!!), "A Grande Aventura - Matemática - 3º ano" encontro a marota da calculadora nas pags. 113 e 145.... Nem queria acreditar... será que alguém me consegue explicar, qual a vantagem de uma criança de 8 anos que ainda não interiorizou a tabuada, utilizar uma calculadora??? Confesso que já não percebo nada disto...

Sem comentários: