25/07/10

Ciclovias para automobilista ver...

Pois é!
Comprei uma bicicleta. E só demorei dois dias a perceber o que leva as pessoas a não utilizar mais este meio de transporte para as deslocações quotidianas:
  1. o relevo é um problema e, já que não podemos alterá-lo, é mais confortável ter um motor a fazer o trabalho que lhe compete;
  2. a falta de manutenção dos passeios, a falta de civismo de alguns automobilistas e as muitas estradas estreitas e sem passeio ou berma são um perigo para automobilistas, peões e ciclistas.

Estes são os pontos principais, sobretudo o segundo. Não precisamos de ciclovias! Muito menos de ciclovias-que-já-o-foram, como a da Avenida dos Bombeiros Voluntários em Odivelas, desde sempre um parque de estacionamento. Nem é preciso repensar a rede viária! Há muito tempo que sabemos o necessário para construir vias modernas. Temos é de implementar aquilo que sabemos, o que muitas vezes não acontece.

Em vez de investir na fantasia dos carros eléctricos, não seria mais sensato em termos ecológicos (não a ecologia-melancia) e económicos investir no melhoramento da rede viária para os utilizadores que já existem?

António Gaito

Sem comentários: