25/07/05

Uma Estratégia,Um rumo e Um projecto para Odivelas

Artigo 2 – 21/07/2005


Há uns dias escrevi neste mesmo jornal que Odivelas não tem uma estratégia, nem um projecto, a única coisa que se vislumbra é a cultura do cimento.

Por essa razão e porque penso que a maioria dos odivelenses pensa como eu, é necessário encontrar uma estratégia, um projecto, enfim um rumo para Odivelas.

Para tal temos que partir de um enquadramento, do qual destaco:

Pontos Negativos - Odivelas tem pouca actividade económica; está ao lado de Lisboa, como tal serve de dormitório para uma grande parte da população; tem um parque urbano pouco agradável e muito degradado; tem poucos espaços verdes e poucas infra-estruturas para a prática desportiva; tem poucas infra-estruturas na área do lazer e pouca actividade cultural.

Pontos Positivos - Estar no centro de uma grande zona habitacional, junto ás zonas mais povoadas de Lisboa, tal como Lumiar, Telheiras, Pontinha, Benfica, para além de fazer fronteira com os concelhos de Loures, Amadora e Sintra; ter 2 acessos por Metro (Odivelas e Pontinha), ter bons acessos rodoviários através da CRIL e da CREL, os quais por sua vez fazem a ligação uma série de auto-estradas; estar a 10 minutos do Mrq. Pombal, do Aeroporto e da Gare do Oriente.

Dando como certo estes pressupostos, podem ser acrescentados outros, mas estes penso que não levantam duvidas a ninguém, passo para outra etapa.

O que podemos e devemos fazer.

Para além de situações pontuais que devem ser corrigidas em diversas áreas, como na segurança, na saúde, no apoio á terceira idade, ás famílias, aos mais desfavorecidos, etc., etc., há projectos que devem ser estratégicos e que pela sua importância determinarão o futuro do Concelho. Estes projectos deverão ser simultaneamente geradores de receitas e de uma melhor qualidade de vida, servem para criar um rumo e orientar todo o concelho numa determinada direcção.

Quanto a mim são os seguintes:

- Criação de um Grande Parque Verde, onde estejam integradas infra-estruturas de lazer, quer sejam desportivas, culturais e comerciais (restaurantes, cafés, esplanadas, Ginásios, pequenas lojas, etc.). Este deve ser um projecto grande e com qualidade, de forma a atrair o maior número de pessoas, não só do concelho, como também de áreas periféricas. Este projecto bem delineado deverá servir, não só para melhorar muito a nossa qualidade de vida, como também para criar receitas e gerar empregos com o movimento que pode gerar. No Concelho de Odivelas e num raio de 10 Km moram centenas de milhares de pessoas.



- Criação de Polos de Empresariais – Tirando partido da localização geográfica de Odivelas e das vias de comunicação existentes como em cima referi, podemos á semelhança do que fez Oeiras, criar condições para que grandes empresas desloquem para o nosso concelho as suas sedes/escritórios. A criação desses pólos iria gerar a criação de uma grande quantidade de postos de trabalho no Concelho e de uma série de pequenas empresas (restaurantes, cafés, lavandarias, papelarias, etc.) que giram á volta das grandes. Além disso ia ter um impacto positivo no comercio local já existente e aumentar as receitas da autarquia através dos impostos que essas empresas pagam. Com a proximidade a que está do Centro de Lisboa, do Aeroporto e da Gare do Oriente, para além das vias de comunicação existentes, Odivelas tem condições únicas para que seja possível concretizar este projecto.

- Criação de Escolas Técnicas, Escolas Superiores e de um Polo de Investigação. Devido á quantidade de jovens existentes no nosso concelho também penso que é urgente haver estabelecimentos de ensino capazes de os preparar para o futuro, futuro esse em que a única certeza que temos é que vai ser difícil. Penso que os cursos superiores são importantes , por essa razão penso que temos que lutar por ter mais alguns no concelho, mas os técnicos também poderão no futuro ser tão ou mais importantes que os superiores, pois, cada vez mais, serão necessários técnicos especializados em determinadas áreas. Embora a aposta na formação e na investigação não traga resultados imediatos é uma aposta que tem que ser feita, não só porque os jovens merecem, mas também para que todos possamos aspirar a ter um futuro melhor. As áreas de ensino e de investigação deverão ser orientadas tendo em atenção as necessidades que os 2 projectos em cima descritos poderão necessitar, para que depois de formados, os jovens do nosso concelho tenham a sua colocação no mercado de trabalho facilitada.


Se formos capazes de levar este projecto adiante, de forma clara e inequívoca, estou certo que dentro de uns anos vamos ter um concelho muito mais bonito, muito mais ordenado e mais prospero, onde todos, com toda a certeza, vamos viver muito melhor.

Miguel Xara Brasil
(Jornal de Odivelas 21/7/2005)

1 comentário:

Sociedade disse...

Muito importante as Escolas Técnicas, também chamadas Escolas Profissionais e até há bem pouco tempo existiam e actualmente não se vêm. Técnicos especializados, e digo não com curso superior, são fundamentais e a sua procura tem sido cada vez maior.
FAP