14/07/05

ODIVELAS UM CONCELHO CINZENTO

Tenho 39 anos e até aos 30 vivi em Odivelas, faço parte de uma família que tem raízes profundas aqui no concelho, pois há 4 ou 5 gerações que a esta Terra está ligada.

Desde que casei, por várias razões circunstanciais, entre elas a profissional, deixei de viver em Odivelas.

Sempre tive e mantenho uma grande vontade de voltar morar em Odivelas, já estou mesmo a planear o meu regresso; no entanto, várias vezes dou por mim a perguntar: porquê ?

1) Moro em Lisboa (tenho uma casa simpática), trabalho em Lisboa (5/10 minutos de casa), os meus filhos estudam em Lisboa, têm lá os seus amigos e colegas, etc., etc., porquê mudar ?

2) Entro em Odivelas, só se vêem prédios e mais prédios, cimento e mais cimento, muito lixo e uma notória falta de segurança, de espaços verdes e de lazer, porquê mudar?

Vou voltar a Odivelas, porque gosto de Odivelas e gosto de Odivelas porque gosto.

Razões afectivas, as recordações dos tempos que aqui passei e as pessoas são alguns dos factores que me fazem gostar de Odivelas. Razões que me estão no subconsciente, como as que fazem com que eu goste do Sporting, ou que outra pessoa goste do Benfica, também pesam muito.

Feita esta pequena introdução, vamos ao que interessa.

Analisando friamente evolução deste concelho, nota-se que Odivelas está a ficar completamente descaracterizada, quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista urbano e demográfico.

Eu sei que há o progresso, sei que há o desenvolvimento, sei que ambos estes factores podem ser importantes e até determinantes para a realização pessoal de cada um dos cidadãos, mas este desenvolvimento tem que ter regras e obedecer a uma estratégia previamente delineada.

Esta estratégia, no caso do concelho de Odivelas, não existe, ou parece que não existe e se existe não se nota.

Se por ventura existe alguma estratégia, a única que se pode vislumbrar é seguinte:

Fazer de Odivelas um dormitório sem qualidade.

Penso e estou certo que não é isto que os odivelenses querem. No mínimo, mesmo que queiram que Odivelas seja um dormitório, querem que tenha as condições para que se possa ter uma boa qualidade de vida, onde hajam espaços verdes, limpeza, higiene, cuidado com o ambiente, segurança, locais de lazer e algumas comodidades como parques de estacionamento.

Por esta razão, porque penso que acima de tudo tem de ser definida uma estratégia para o concelho e porque dentro de pouco tempo vamos ter eleições autárquicas, devemos estar atentos ao que tem sido feito e ao que nos vai ser proposto.

Só assim podemos colaborar para que o desenvolvimento do concelho seja ordenado e feito com cabeça, tronco e membros.

Não se demitam desta responsabilidade, estejam vigilantes.


Miguel Xara Brasil
(Jornal de Odivelas 1/7/2005)

Sem comentários: