05/12/11

Mota Soares lançou Primeira Pedra do Lar do Telhadinho.

O Dr. Mota Soares, depois de já ter estado por duas ocasiões no concelho de Odivelas desde que exerce o cargo de Ministro da Solidariedade e Segurança Social, voltou no passado Sábado, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Odivelas, mais concretamente a Famões, para lançar a Primeira Pedra de um novo equipamento da CEDEMA, o Lar Telhadinho.

O Lar Telhadinho, o qual será “filho” do espírito associativo, da perseverança, da dedicação, do empenho da Presidente da CEDEMA (Dr.ª Maria Antónia Machado), de toda a sua equipa e de todos um conjunto vasto de voluntários, terá como principal objectivo apoiar pessoas com deficiência mental. Vai ter capacidade para 24 utentes em Lar, 10 em Residências Autónomas e 20 em Centro de Dia.

Na intervenção que fez nesta cerimónia, o Ministro Mota Soares, deixou bem claro e evidente que grande parte da estratégia do Ministério, até porque são as IPSS que na maior parte das vezes melhor conhecem os problemas individuais de cada pessoa, passa por trabalhar em parceria com estas instituições, dar-lhes condições e apoiá-las no sentido de estarem mais aptas e disponíveis para a desempenhar com êxito as suas missões.

Anunciou ainda um reforço de uma verba, 10 Milhões de Euros, para o Fundo de Socorro Social. Quantia essa, imagine-se, que estava reservada para conferências, seminários, reuniões, etc., etc..

A esse propósito Mota Soares disse: “este não é o momento de se pode gastar dinheiro em conferências, seminários ou congressos, ainda que sejam iniciativas que podem ser louváveis pela sua importância pedagógica, o que importa e se torna prioritário nesta altura de grande carência, é canalizar todo o esforço para apoiar as pessoas e a famílias mais vulneráveis.”

Mais uma vez ficou bem patente a sensibilidade social deste Ministro e a evidência da existência de uma estratégia política para minimizar o sofrimento e as carências de tantos Portugueses, a qual deriva da situação económica/financeira provocada gestão socialista ao longo dos últimos quinze anos e muito particularmente nos últimos seis.

Sem comentários: