27/10/11

Artigo de Xara Brasil no Jornal da Distrital de Lisboa.

Odivelas – Terra de D. Dinis.


Se esta é uma verdade, podemos considerar que o inverso também o poderá ser, nesse sentido entendo ser importante estudar e perceber o percurso de figuras históricas.

Porque este mês, a 9 de Outubro, o Rei D. Dinis faria 750 anos, considerando que foi provavelmente o mais importante Chefe de Estado que Portugal alguma vez conheceu e sem dúvida o que maior visão estratégica teve, entendo, até porque a sua ligação a Odivelas é enorme (inclusivamente é onde se encontra sepultado), que devo evocar, realçar e difundir os 47 anos em que esteve à frente dos destinos de Portugal.

D. Dinis definiu as actuais fronteiras, tornou o Português língua oficial, fundou a primeira universidade, fez a primeira reforma agrária, montou defesas, criou inúmeras vilas e cidades, desenvolveu a marinha (montou a primeira armada), plantou o Pinhal de Leiria com o intuito de fornecer madeiras para a construção naval (base para a expansão marítima), protegeu os Templários (daí tirou inúmeros dividendos), criou inúmeras feiras, assinou o tratado comercial com Inglaterra, a sua preocupação com a Justiça e a sua humanidade era tal que ainda hoje se diz que não há Juiz como D. Dinis, foi poeta e trovador, possibilitou que sua mulher se tornasse numa autêntica Ministra da Acção Social, a ponto de se tornar Rainha Santa (Stª Isabel) e foi o primeiro dos seis reis portugueses a não ser excomungado.

Estes são bons exemplos para os quais devemos olhar e até inspirar-nos (veja-se os Ministérios que estão a cargo do CDS) e porque não devemos deixar a cultura entregue à esquerda, o que bem caro nos tem saído, o CDS de Odivelas terá sobre este tema um mês bastante activo.

Acompanhe-nos e marque presença!

Nota: Informações em www.pensarodivelas.blogspot.com

Sem comentários: