02/08/06

Comunicado JP Odivelas - Odivelas Jovem

A Comissão Política de Odivelas da Juventude Popular (JP) vem, por este meio, congratular-se com a preocupação que Partido Socialista demonstrou para com os jovens de Odivelas na apresentação, em reunião pública de Câmara, da moção “A JUVENTUDE: UMA APOSTA COM FUTURO”. Vemos esta moção como uma tentativa do PS em mostrar alguma preocupação com a juventude, em resposta ao nosso ultimo comunicado, mas relembramos aos jovens de Odivelas que uma moção, por si só, nada faz.

1- Relembramos que a Sr.ª Vereadora Fernanda Franchi, na reunião que teve com a JP, demonstrou uma clara falta de preparação e um total desconhecimento das principais matérias que dizem respeito à vereação da Juventude.

Impressiona-nos como é que o actual executivo consegue apresentar a actividade “Caça aos Gambozinos” como um ponto principal na área da juventude. Sobre isto questionamo-nos se algum jovem os viu (os gambozinos) ou se a forma de fazer política da Sr.ª Vereadora é a de por os jovens a caçar (gambozinos) distraindo-os das questões essenciais do concelho.

A verdade é que, na prática, nada foi feito para apoiar os jovens e perante tudo isto a JP só pode manter o pedido de substituição da actual vereadora da Juventude Fernanda Franchi.

2- A JP e o CDS/PP têm soluções para os jovens do concelho de Odivelas: um espaço de estudo aberto 24h por dia, incentivos à criação de empresas por jovens com menos de 30 anos (isenção de Imposto de Derrama, espaços empresariais a custo reduzido, etc.), criação de actividades desportivas nas escolas de Ensino Básico com interligação directa de associações desportivas, entre outras, propostas estas que, de resto, eram constantes do programa de candidatura do CDS/PP às eleições autárquicas de 2005. A JP e o CDS/PP acreditam em propostas que realmente sirvam os jovens de Odivelas.

3- Sobre o Conselho Municipal de Juventude, uma proposta do CDS/PP e da JP que foi esquecida pela anterior Vereadora e preguiçosamente tratada pela actual, mas que o nosso esforço político fez o PS e a JS ter de “engolir o sapo” de aceitar a sua criação, falta agora o arranque. O qual iremos certamente denunciar, cada vez mais alto, se continuar a ser adiado. Estranhamos é que o atraso do CMJ seja justificado com a falta de feedback das associações de juventude, dado que não pode haver feedback sem contacto do executivo. Para que mais desculpas não hajam aqui fica, novamente, o contacto da JP: Rua Alves Redol 15 B, 2675 – Odivelas ou Odivelas@juventudepopular.org.

4- A JP desmente categoricamente qualquer entendimento político com a Presidente de Junta Freguesia de Odivelas Graça Peixoto, muito pelo contrário, o distanciamento é tão grande que não se pode confundir a actividade politica de ambos. Em mil propostas onde são opostos, têm uma onde convergem, isto é, no pedido de demissão da Vereadora Fernanda Franchi.

5- A JP, em resposta a uma juventude partidária que arrogantemente nos apelidou de “antidemocráticos” e “populistas”, por pedirmos a demissão da actual Vereadora da Juventude, apenas reafirma o compromisso que tem em DAR VOZ AOS JOVENS DE ODIVELAS e interceder por eles sempre que seja necessário. Mas, ainda assim, a JP aproveita a oportunidade para assumir um outro compromisso: política em pratos limpos. Uma política “Super Pop”, estilo detergente para a loiça, que retire toda a gordura que em Odivelas está agarrada ao “tacho”.

A Comissão Política Concelhia de Odivelas da Juventude Popular

Sem comentários: