28/01/12

Odivelas: Nuno Melo questionou a CE sobre a Escola Barbosa du Bocage.

 A intenção era requalificar, mas o objetivo falhou.
Em 2008 a Escola Barbosa Bocage, na Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas, sofreu obras de melhoramento para aumentar a segurança nas instalações, mas a realidade mostra algo diferente. Os problemas são inúmeros: vedações em ferro com extremidades pontiagudas, muros sem proteção, etc., havendo mesmo registo de alguns acidentes. São visíveis, também, erros de construção, nomeadamente nas instalações sanitárias, e ainda o problema da existência de uma "sala polivalente" que serve de refeitório e ginásio alternadamente.

O plano de requalificação da escola estava inserido no Programa Nacional de Requalificação da rede do 1° ciclo do ensino básico e da Educação Pré-escolar (ao abrigo do programa QREN, financiado pela União Europeia).

Alertado para esta situação, o eurodeputado Nuno Melo dirigiu uma pergunta à Comissão Europeia (CE) com o objetivo de saber se esta tem conhecimento da situação. No mesmo requerimento o chefe da delegação do CDS-PP em Bruxelas, quer saber como é que CE interpreta as irregularidades descritas, sendo que a recuperação desta escola foi financiada com fundos europeus. Pergunta, ainda se é, ou não, suposto que os projetos das infraestruturas das escolas já tenham pré-definidos requisitos de segurança e estruturais.

Sem comentários: