21/07/11

A saga do Parque Egas Moniz

O Parque de Estacionamento Egas Moniz, localizado no Centro da Cidade de Odivelas, mais uma obra da responsabilidade de Susana Amador continua "às moscas" e acumular prejuízos.

Para minimizar esse prejuízo e para dar um apoio ao Comércio Local, uma vez que o investimento e os custos de manutenção infelizmente já estão assumidos, os nossos representantes na Assembleia Municipal,  propuseram há mais de um ano que quem fizesse compras no comércio local ficasse isento do pagamento da primeira hora.  Na altura PS e PSD chumbaram essa proposta.

Passado todo este tempo, a saga continua, o Parque continua com uma utilização muito reduzida, não serve a Cidade e os prejuízos acumulam-se. Hoje, em Nota Informativa tivemos conhecimento que o Vereador Paulo Aido, em Reunião de Câmara, fez esta semana uma proposta idêntica à nossa, a qual voltou a ser chumbada pelas mesmas forças políticas.

Nota Informativa
(19/7/2011)
(Verador Paulo Aido)


Aproveitar o estacionamento ‘Egas Moniz’ que está vazio para promover o comércio do centro da cidade.


O Vereador Paulo Aido recomendou que as duas primeiras horas de parqueamento, no estacionamento ‘Egas Moniz’, sejam gratuitas para quem exibir facturas ou talões de aquisição de bens ou serviços em estabelecimentos da cidade de Odivelas, durante o período em que manteve a sua viatura estacionada naquele recinto.

Para o autarca importa: “Incentivador à revitalização do pequeno e médio comércio do centro da cidade de Odivelas. Também perceber que esta medida é a custo zero para a Câmara Municipal de Odivelas, que se coloca um equipamento ao serviço da população e do comércio local e que é mais inteligente e útil ter o parque de estacionamento a ser aproveitado”.

Paulo Aido lembrou: “Mesmo com os actuais tarifários o parque de estacionamento da Rua Egas Moniz continua a ter uma taxa de ocupação muito baixa, mantendo-se a situação que descrevi na 7ª Reunião de Executivo, no passado dia 12 de Abril do corrente ano, e esta realidade mostra que o equipamento não cumpre a sua missão, que a população de Odivelas se encontra de costas voltadas para este estacionamento ou tão simplesmente ignora-o”.

“Portanto – aclarou – trata-se de apoiar o comércio local como uma medida efectiva, compreender que a revitalização do pequeno e médio comércio é estratégico para a sustentabilidade do concelho, de recuperar o sector que enfrenta dificuldades múltiplas e garantir a empregabilidade e a sobrevivência de centenas de famílias”.

O Vereador Independente explicou ainda: “ Trata-se de uma recomendação que, para passar à prática, tem de ser regulada, e não se trata apenas de beneficiar aquela rua, quanto muito o bairro. Eu falo de ocupar lugares vazios, não falo de ocupar lugares habitualmente utilizados. Isto é uma ideia que não custa nada à Câmara, ainda que eu saiba que existem responsáveis autárquicos que não gostam de ouvir estas ideias”.

Paulo Aido lembrou: “Em Torres Vedras, também uma autarquia socialista e onde não existem tantos problemas de estacionamento, é gratuita a primeira hora no parque subterrâneo do novo mercado municipal, tão-só porque se pretende fomentar as compras no mercado e no pequeno e médio comércio do centro da cidade”.


Sem comentários: