12/12/06

Portugueses da Bola

No Passado lutou-se - de armas na mão - sempre para ser(mos) independentes dos outros. Hoje, oferece-se - por uma bola de futebol? - a nacionalidade portuguesa.

I
1 de Dezembro de 1640.
Um grupo de nobres patriotas portugueses, conjura, na clandestinidade, um plano para derrubar o representante real da magestade estrangeira e reestabelecer a independência de Portugal, do jugo espanhol, na pessoa de Filipe III (IV de Espanha).

2 de Dezembro de 2006.
Um grupo de lunáticos portugueses pretende oferecer a nacionalidade portuguesa a uma pessoa que é apenas conhecida por algumas pessoas e por ter jeito para dar pontapés na bola. Refiro-me, é claro, não a Deco que já teve a nacionalidade oferecida, mas, a um tal "Pepe". Porque o coitado só sendo português é que pode jogar na "selecção portuguesa".

Há 366 anos, os conjurados da Restauração, como há mais de 600 anos, o monge-guerreiro e Condestável do Reino, saiu dos claustros para pegar em armas, tal como há mais de 850 anos o infante D. Afonso teve de lutar contra a sua mãe, que grávida com uma irmã sua no ventre, abandona o pai para se amancebar com dois irmãos galegos, lutou com outros nobres fidalgos, do então Condado Portucalense, para estabelecer um Reino, um Povo.

No Passado lutou-se - de armas na mão - sempre para ser(mos) independentes dos outros.

Hoje, oferece-se - por uma bola de futebol? - a nacionalidade portuguesa.

II
Qualquer visitante que escolha Portugal pode obter a nacionalidade portuguesa e um livre acesso a um passaporte europeu, com a maior das facilidades. Basta querer-se. Não é necessário ser-se digno e merecedor. Digam o que disserem, a nacionalidade continua "em saldo"!

É com frequência que se apodam os portugueses de "racistas" e "xenófobos", mas, é para esta terra que vêm e escolhem ter a nacionalidade, de um país de que se queixam, mesmo quando não ficam nem pretendem ficar por cá!

Portugal pode e deve acolher os estrangeiros que nos visitam com urbanidade, sem que isso deva necessária e imediatamente conceder uma autorização e permanência de residência.

O País tem de poder integrar quem esteja disposto a ser integrado e não permitir quem não quer ser integrado. E ser integrado significa fazer parte do que é nosso. E não impôr modos e estilos de vida que não têm nada a ver connosco, com a nossa cultura.

O relativismo cultural - semente do multiculturalismo - é uma forma indirecta de imposição de culturas minoritárias, étnicas, muitas das vezes.

Apregoam-se loas ao multiculturalismo, mas quando os portugueses de origem, digamos assim, ou se quiserem os Euro-Portugueses, forem uma minoria na sua sua própria terra, e não tiverem a quem pedir ajuda, restar-lhes-á o exílio da sua ditosa pátria, nas, muito felizes palavras de Lvis Vaz de Camões.

Texto escrito para a Coluna às Direitas, do Diário de Odivelas.

Sem comentários: