15/12/06

O discurso deve ser Elevado – Odivelas não precisa de emissários assanhados!

Como preâmbulo deste artigo, queria deixar claro que, ao contrário de outros, a minha profissão não é ser político (apesar de gostar de fazer política), que niguém da minha família trabalha na política, não têm quaisquer cargos de cariz político, nem a nível nacional, nem a nível local, desde a criação do Município de Odivelas. Vejo a política como o meio de servir Portugal, não de me servir!

Aparentemente criei ultimamente algum incómodo nalguns sectores políticos instalados de Odivelas, nomeadamente o PSD local que envia emissários para desviar atenções. Será por eu ter constatado inverdades, ou apenas por ter apresentado factos.

Se quisesse continuar na guerra de palavras e trocadilhos, e não das ideias com os emissários, então poderia ser muito irónico e continuar a baixar o nível, para tal bastava-me ser bem mais sarcástico. É muito fácil escrever desta forma quando não se tem argumentos, por isso podia inclusivamente intitular artigos de forma fácil como “Descemos ao mercado”, ou à semelhança de um slogan de uma marca automóvel poderia intitular “O peixe mostra a sua guelra”. Ironizando ainda mais um pouco, concluiria facilmente que afinal o cardume existe, e que quando se toca no coral que não está para servir o oceano, mas a servir apenas o cardume, sai sempre um peixe miúdo, em vez do peixe coordenador, rapidamente a desafiar quem pretende colocar e mostrar como um coral pode servir todos e não alguns. Mas, não é isso que me traz hoje aqui a escrever o artigo.

Quando se está de forma séria em tudo aquilo que se faz, nomeadamente na política, e quando alguém invoca alguma injustiça, contrapôe-se com apresentação de trabalho realizado ou com apresentação de provas credíveis e suportáveis. Não se faz a velha técnica da política de levantar poeira e procurar desviar atenções. Quando não se tem como justificar o injustificável: Grita-se. Ou em bom português se chama de “calçar o pé de chinelo”. Pois comigo não contem para isso... já no passado o tentaram, até de outras formas mais intimidatórias ...

Para quem não se lembra ou não sabe, o trabalho do CDS-PP na Assembleia Municipal sempre foi em prol de Odivelas e não de interesses meramente políticos, ou menos claros. Prova disso foram as variadas tentativas do CDS-PP em auditar processos, como crescimentos abruptos em construção nalgumas urbanizações, concursos estranhos, entre outros, mas que outras forças políticas não quiseram esclarecer. Como muitas vezes referi na Assembleia Municipal: “Quem não deve, não tem que temer, basta esclarecer!”.

Outros casos que demonstram o que é estar na política de forma séria, foi o facto de ter votado favoravelmente por várias vezes propostas de outras bancadas, nomeadamente da força política mais à esquerda de então, mas que visavam com essas propostas o bem de Odivelas e dos Odivelenses. Não foi por serem propostas alheias que não as votei, ao contrário de outros.

Finalmente, resta apenas referir algum do trabalho proposto pelo CDS-PP nos últimos anos: a criação da Tarifa Familiar para o Saneamento, com o objectivo de apoiar as famílias numerosas; a criação do Conselho Municipal de Juventude, que se espera entrará em vigor em breve; a melhoria das Condições das zonas circundantes e interiores dos Centros de Saúde, nomeadamente de Famões e Pontinha; proposta de reabilitação das Zonas Ribeirinhas do Concelho em conjunto com a Criação de Quintas Temáticas, realizando assim uma melhoria na qualidade de vida do Concelho – proposta que se começa a falar agora; incentivos a Jovens Empresários e Empresas que se queiram instalar em Odivelas, entre muitos outros.

Como vêem, é com apresentação de trabalho que costumo distinguir: quem fala muito, de quem executa. Não sei se é deformação profissional, por ser engenheiro, mas é uma característica pessoal.

Aqueles que andam por aí assustados por que se andam a divertir, dou-lhes uma dica pessoal: tudo aquilo que faço na política tem de ter divertimento, já bastam os problemas do dia-a-dia.

De resto, acho sim divertido os outros também, o que é sempre positivo, pois estiveram 7 anos consecutivos a gerir um Concelho de uma forma “instalada”, gastando e gastando, sem sequer perceberem que o que gastavam também era deles, e mais, era da sua responsabilidade. Depois com grande demagogia dizem que fazem Jardins, Piscinas, Pólos Empresariais, Centros de Saúde, entre outras promessas, em menos de 365 dias. Agora depois da Auditoria às contas do Município dizem algo do género “não sei de nada, eu estava cá, mas não tenho qualquer responsabilidade”, ou então dizem muito coitadinhos “lamentamos é que a situação financeira não permita aos nossos vereadores fazerem mais do que aquilo que fazem”. Mas será que não foram eles também que criaram essa situação? Mas será que não há imaginação suficiente para fazer actividades sem fundos? Se não fazem nada, podem demitir-se, pelo menos contribuiem para as poupanças orçamentais!

Finalmente, convém referir que felizmente sei escrever, posso comentar, e até dar notas, pois dou aulas. Não nasci ensinado, por isso estudei, estudo, aprendo com a vida, e com todos aqueles que sabem discutir ideias e ter responsabilidade nos actos. Mas, acima de tudo, procuro divertir-me.

Rui Ribeiro
Pres. CDS-PP Odivelas

Sem comentários: