04/12/06

Avaliação do Executivo no 1º Ano: 7 valores, apesar da Positiva da Sra. Presidente

Um ano depois das eleições autárquicas pode-se fazer um primeiro balanço do Mandato de Executivo da Câmara de Odivelas.

No que diz respeito ao PS, verifica-se que há um grande da Sra. Presidente da Câmara em “arrumar a casa” e que em boa hora pediu uma Auditoria à Situação Financeira do Munícipio. Tem muito mérito também de saber ouvir e aceitar como potencialmente válidas medidas e sugestões de quem não é do seu partido. Individualmente destaca-se com nota positiva.

Para que não restem dúvidas quanto a declarações por mim realizadas a alguns órgãos de comunicação recentemente, e tal como muitas vezes o fiz publicamente, independentemente de serem ou não do meu partido político, quando verifico que há mérito nas pessoas sou dos primeiros a dar os parabéns.

Contudo considero que a Sra. Presidente não é acompanhada pelos seus pares, ou porque têm pouca experiência e não foram talhados para a função, ou porque têm a experiência antiga e hábitos que provaram estar errados, ou porque ainda gostariam de ter outro protagonismo e por isso consideram que não podem promover em demasia a Presidente.

Em termos de PSD, aqueles que aparentemente fizeram uma coligação de oportunidade e que durante a campanha eleitoral por vezes excederam alguma linguagem contra a actual Presidente, o caso é mais bicudo.Por um lado há um vereador que procura desenvolver algum trabalho, tendo por isso mesmo caído em desgraça no seu partido a nível local. Confirma aos órgãos sociais tudo aquilo que o CDS-PP ao longo dos tempo tem referido quanto à forma de estar dos dirigentes do PSD perante o passado e o futuro. Há também os outros vereadores do PSD que preconizam a política do “nada fazer para secar a árvore”. É engraçado comparar as promessas feitas há um Ano nas quais se faziam Piscinas, Centros de Saúde, Jardins, Pólos Empresariais, tudo em menos de 365 dias, e o que realmente fizeram.
Fico sem perceber se estão só por estar em coligação, se estão mas depois se houver uma Auditoria ao seu trabalho não assumem as suas responsabilidades, ou se estão na fase da procura de alcançar um lugar não na Vereação, mas como Deputado.

Assim, com esta equipa, temo que a Sra. Presidente esteja muito pouco acompanhada por uma equipa que não formou, mas que dadas as conjunturas políticas teve de aceitar: quer internamente no seu partido, quer com o parceiro casuístico de coligação.

Por estas razões, e porque a obra feita é muito pouca, resumindo-se a acções meramente operacionais do dia a dia da vida de uma Câmara, evitando-se tomar medidas de cariz estrutural, que o Concelho de Odivelas tanto necessita, a este Primeiro Ano de Mandato do Executivo dou os 7 valores em 20. Contudo ainda há muito tempo para o término do seu “Curso”, faltam ainda mais 3 anos, pelo que se neste primeiro ano há um chumbo que não lhe permite ir a “Exame”, há ainda muito tempo para fazer o seu estudo.

Rui Ribeiro
Presidente CDS-PP Odivelas

Sem comentários: