23/03/10

Ontem, hoje e amanhã.

Este é o primeiro texto que escrevo para o blogue do CDS-PP de Odivelas desde há uns anos a esta parte. Este interregno deveu-se numa primeira fase a uma opção e coerência pessoal, e numa segunda fase, desde as autárquicas do ano passado, pelo facto deste espaço ter estado suspenso.

Hoje vou começar por me dirigir a todos aqueles que nas últimas autárquicas se reviram, apoiaram e votaram na “Coligação em Odivelas Primeiro as Pessoas”, cuja lista à Câmara Municipal de Odivelas era liderada por um candidato independente, o Dr. Hernâni Carvalho.

Tenho por hábito ser frontal, directo e objectivo. Assim, começo por afirmar que aceitei integrar esta lista, aliás como o afirmei publicamente antes das eleições, porque concordei na génese com o programa da Coligação e porque via naquela candidatura uma oportunidade para alterar radicalmente e de forma transversal, a politica em Odivelas.

A proposta era clara, para além de conter uma série de mais-valias capazes de promover a qualidade de vida em Odivelas, passava tal como foi dito diversas vezes pelo próprio candidato por substituir o P.S. da Dr.ª Susana Amador na gestão autárquica, moralizar os gastos do município e a classe politica. Lembram-se da célebre “auto-estrada para o D.I.A.P.”?

Foi por a população acreditar nesta proposta que houve milhares e milhares de odivelenses que a apoiaram, foi por acreditarem nela que muitos independentes apareceram a “dar a cara” e foi por acreditarem nela que os votos da coligação ultrapassaram em muito a soma do que é normal terem em Odivelas o P.S.D., o C.D.S./P.P., o P.P.M. e o M.P.T.. Contudo não chegou, o voto útil da esquerda e a exclusão do M.O.C. foram determinantes para que a Dr.ª Susana Amador e o P.S. ganhassem com uma vantagem de cerca de mil e duzentos votos.

Esses poucos mais de mil votos não permitiram que derrotássemos desta vez a Dr.ª Susana Amador, nem permitiram que se colocasse em prática a proposta da Coligação, mas não deixei de acreditar no projecto, nem me esqueci das expectativas criadas, nem tão pouco das promessas apresentadas.

A Coligação pode ter acabado formalmente na noite das eleições, mas a sua “alma” (proposta) contínua viva e presente em milhares e milhares de odivelenses. Eu e a Dr.ª Marina Cascais, minha colega na Assembleia Municipal, não nos cansaremos, tanto no Plenário, como nas Comissões onde estamos, como em todas as intervenções públicas de a defender.

Continuamos cientes que a forma de fazer politica em Odivelas tem que mudar. Aliás, já está! E porque há cada vem mais pessoas a pensar como nós, esta luta irá continuar de forma intensa. Por nós a “chama” desse projecto continuará acesa e tudo faremos para que cada vez seja mais intensa e luzidia, Odivelas bem precisa.

Sem comentários: