25/09/07

Greve provoca colapso na recolha do lixo

Toneladas de lixo ficaram acumuladas, ontem, nos camiões de recolha dos concelhos de Loures, Odivelas e Amadora devido à greve dos trabalhadores da Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos sólidos na Área Metropolitana de Lisboa (norte). Já em Lisboa, um acordo com a Amarsul desbloqueou a situação. "Logo ao início da tarde, começámos a transportar o lixo para o aterro da Amarsul, em Palmela", explicou, ao JN, Carlos Ferreira, director municipal do ambiente urbano da autarquia lisboeta. Ficaram, no entanto, 220 toneladas armazenadas nos contentores.

Aquele responsável lembrou ainda que os serviços camarários anteciparam anteontem o início da recolha de resíduos sólidos urbanos das 23 para as 19 horas, "o que permitiu entregar o lixo na Valorsul antes do início da paralisação". Ontem, a recolha iria continuar a ser feita, apontando Carlos Ferreira as 16 horas de hoje, como "ponto zero" para o transporte do lixo para a Valorsul. Caso isso não seja possível, os veículos da higiene urbana de Lisboa poderão rumar de novo ao aterro de Palmela.

Em Loures e em Odivelas, a situação era bem mais grave, com os camiões repletos de resíduos por falta de locais onde os depositar, segundo informações à Lusa dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) que servem os dois concelhos. Este cenário acabou por comprometer também a recolha.

Na Amadora, os responsáveis autárquicos temiam uma ruptura nas zonas da Brandoa, Alfornelos e Reboleira - as únicas onde a remoção do lixo é feita diariamente pelos serviços camarários. De resto, a situação estava controlada "Nas outras áreas, temos contentores enterrados no chão, com uma grande capacidade, mas nestes casos a situação pode complicar-se a partir de amanhã (hoje), porque estamos a ficar com as viaturas cheias".

Saliente-se que o Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Centro Sul e Ilhas (SINQUIFA), que anunciou uma adesão à greve na ordem dos 80%, ponderava ontem o prolongamento da paralisação contra o valor dos aumentos salariais. Para já, a Administração da Valorsul anunciou que se recusa negociar com os trabalhadores em greve.

Ana Fonseca - JN - 20 Set 2007

CDS quer explicações de Alberto Costa - sobre troca de seringas nas prisões

23/09/07

Sócrates não responde a Portas ... mais uma vez. E assim vamos nós

Mais uma vez, José Sócrates não quer responder às perguntas que os portugueses querem.
Em 10 questões de Paulo Portas, responde a quantas? Veja se descobre.

CDS pede medidas para compensar subida das taxas de juro

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, pediu hoje ao primeiro-ministro, José Sócrates, medidas para compensar a subida das taxas de juro e perguntou-lhe «o que vai fazer à dedução dos juros dos empréstimos para habitação».
A pergunta, feita durante o debate mensal no Parlamento, ficou sem resposta.

José Sócrates apenas lembrou que o executivo PSD/CDS-PP de que Paulo Portas fez parte «acabou com todos os benefícios fiscais à habitação, nomeadamente as contas poupança».

O presidente do CDS-PP perguntou se «a alta das taxas de juro é benéfica ou prejudicial para a economia portuguesa» e insistiu que, face às circunstâncias, «é a este Governo que deve ser pedida sensibilidade».

Alegando que o país vive agora «uma situação de crescimento económico sustentado», o primeiro-ministro considerou que Paulo Portas «esteve num Governo que falhou na economia e ainda não reconheceu esse falhanço».

Antes, também o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, mencionou «as taxas e as condições de acesso ao crédito» para dizer que vão levar muitos portugueses aos novos balcões chamados «Perdi a carteira» hoje anunciados por Sócrates.

Por outro lado, o secretário-geral do PCP frisou que Sócrates não teve «nem uma palavra sobre o aumento das desigualdades», referindo que Portugal está no topo dos países mais desiguais da União Europeia (UE).

Jerónimo de Sousa apontou ainda casos de escolas primárias que funcionam em contentores e casas privadas e de transportes em más condições para levar as crianças à escola. «São as desigualdades silenciadas pela propaganda», concluiu.

O primeiro-ministro contestou esse quadro e pediu «mais seriedade» ao líder comunista, dizendo que os dados que citou «são de 2005 e referentes a 2004», antes do seu Governo estar em funções.

«Eu não esqueço esse desígnio e procuro fazer o meu trabalho para diminuir as desigualdades», salientou, interrogando «qual foi o período da história em que se fez mais em questões sociais» do que actualmente.

«Devia reconhecer o esforço sério que este Governo está a fazer», defendeu.

Paulo Portas questionou ainda Sócrates sobre «o que vai fazer à sua ministra da Educação» depois de a repetição de exames de Física e Química do 12º ano ter sido declarada inconstitucional e sobre o tempo de espera para consultas de várias especialidades, mas o primeiro-ministro não respondeu.

Diário Digital / Lusa

21-09-2007 12:08:14

Se perdeu a carteira Venha a Odivelas

Um bom serviço, um nome infeliz...para situações infelizes.
As lojas do cidadão de 2ª geração, iniciam piloto em Odivelas.

Ver artigo: 'Perdi a carteira' trata de tudo no mesmo balcão

15/09/07

5º Festival da Sopa começa hoje em Caneças

Artesanato, gastronomia e espectáculos

Começam esta tarde as Festas da Freguesia de Caneças, onde se inclui o 5º Festival da Sopa e os aniversários da criação da freguesia e da elevação a vila, que durante três dias modificarão a entrada da vila com a Feira de Artesanato, as tasquinhas gastronómicas e os espectáculos musicais.


Notícia completa em Diário de Odivelas

CDS reitera pedido de audição de Constâncio e Teixeira Santos

O CDS-PP reiterou hoje o pedido de audição parlamentar do governador do Banco de Portugal e do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, depois dos alertas laçados por Vítor Constâncio sobre a economia portuguesa.

«Os alertas do governador do Banco de Portugal dão mais razão ao pedido que fizemos na comissão permanente e que iremos apresentar formalmente na comissão de orçamento e finanças: consideramos essencial que sejam ouvidos quer o governador do Banco de Portugal, quer o ministro de Estado e das Finanças», afirmou o vice-presidente da bancada do CDS-PP Diogo Feio, em declarações à Lusa.

Em entrevista ao Diário Económico e ao Jornal de Negócios, publicada hoje, o governador do Banco de Portugal afirma que a actual crise nos mercados financeiros agravou os riscos para a economia portuguesa e avisa que o preço do dinheiro continuará caro.

No entanto, Vítor Constâncio considera prematuro rever a previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) português de 1,8% para este ano e de 2,2% para o próximo ano.

«O clima que vivemos é de uma enorme incerteza (...) Para uma pequena economia como a nossa, muito aberta ao exterior, demonstra-se agora os problemas da falta de uma política clara de investimento», criticou Diogo Feio.

O deputado democrata-cristãos garantiu que o CDS-PP irá apresentar um conjunto de propostas nesta área mas, antes de o fazer, considera «essencial» conhecer as perspectivas quer do Governo, quer da entidade de supervisão do sistema financeiro.

Diário Digital / Lusa

10-09-2007 17:21:00

11-S: CDS presta homenagem às vítimas e apela à cooperação

O CDS-PP manifestou hoje a sua «sentida homenagem» às vítimas dos atentados do 11 de Setembro de 2001 e defendeu a cooperação quer com os Estados Unidos quer com os Estados de maioria muçulmana que rejeitam o terorismo.

«Só em cooperação se consegue vencer esta luta. Apenas defendendo os princípios liberais democráticos salvaguardaremos o que tão poucos conquistaram para um tão grande número de cidadãos», salienta o CDS-PP, num comunicado que assinala o VI aniversário dos atentados de 11 de Setembro, que fizeram cerca de 3.000 vítimas em Nova Iorque e Washington.

Considerando que foram cometidos erros desde essa ocasião, reconhecidos pela administração norte-americana, o CDS regista, contudo, a «reaproximação transatlântica dos últimos anos».

«A Europa está mais ciente da ameaça deste século e tem agido com enorme eficácia. Os EUA perceberam que os aliados são preciosos e que quaisquer divisões de fundo no Ocidente são prejudiciais no combate ao totalitarismo islâmico», refere o comunicado.

Para o CDS-PP, neste caminho de aproximação «foram cruciais os papéis de dois líderes de centro-direita europeus, o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel».

«O CDS saúda os seus esforços e sublinha o seu comportamento político», sublinha.

Diário Digital / Lusa

Câmara entrega casas novas a 64 famílias

"Hoje começa uma nova vida para mim e para os meus filhos". A felicidade expressa nas palavras de Sónia Pinto era a mesma que se lia nos rostos das 64 famílias que, ontem, receberam as chaves das suas novas casas no empreendimento da Arroja, em Odivelas. Com o realojamento destas famílias em fogos municipais, a Câmara Municipal vai erradicar dois dos maiores aglomerados de barracas da cidade o Bairro de Pré-Fabricados da Arroja e o Bairro do Alto da Arroja.

Notícia Completa em Jornal de Notícias

CDS-PP: Paulo Portas exige mais autonomia para as escolas

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, exigiu hoje mais autonomia para as escolas e maior liberdade de escolha para os pais e salientou que as escolas são para si «um local de trabalho e não de comício».

Notícia Completa em Diário Digital

08/09/07

Aulas de Informática no Parque Maria Lamas

Num camião TIR estacionado em pleno Parque Maria Lamas, Odivelas, dezenas de crianças e jovens participam nas "Oficinas de Verão" dinamizadas pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias e Informação (FDTI). Ali aprendem coisas como mandar e-mails, pesquisar na internet e criar blogues.

Notícia completa em Jornal de Notícias.

Explicações de Ministro Rui Pereira não convence CDS

"Não há nada que gere mais insegurança do que o ministro responsável pelas polícias mostrar que está ele próprio inseguro (...)", diz Paulo Portas

Ver em artigo Rádio Renascença

O Ministro que falou antes do tempo

Que bravura a forma como o ministro Rui Pereira falou no parlamento a desafiar quem tenha questionado por alguma descoordenação (que pode acontecer, e daí não há mal no mundo).

Mas falou cedo demais.

Segurança: Começamos a parecer um país de índios e comboys

Os recentes assaltos violentos e as perseguições policiais começam-nos a fazer lembrar um pouco os filmes de índios e comboys. Até aqui tudo bem.
O importante é que os "bons" (os polícias) apanhem os maus (os ladrões).

Acredito sinceramente que o fracasso policial que muitas vezes acontece não se deva ao empenhamento das forças policiais, que correm elas perigo de vida e até sem grandes seguros que as protejam. Até me lembro de ter ouvido em tempos que, em muitos casos, os polícias têm de pagar as suas camisas, e outros bens materiais que utilizam.

Espero acima de tudo que estes crimes mais violentos não se tornem a regra mas sejam a excepção.

02/09/07

Portas diz que não é o governo que combate o défice, mas os portugueses com os impostos

O presidente do CDS/PP, Paulo Portas, defendeu hoje que o combate ao défice não é feito pelo governo mas pelos contribuintes portugueses, revelando que o seu partido vai propor uma "verdadeira reforma" do IRS e IRC.

Ouça em via MP3

HÁ UM CAMINHO Pt.1 - Transgénicos: O Caso de Silves

HÁ UM CAMINHO Pt.2 - A Subida das Taxas de Juro

HÁ UM CAMINHO Pt.3 - Os Vetos Presidênciais

CDS TV - YouTube

O Canal do CDS-PP no YouTube http://www.youtube.com/cdspp

«Rentrée» do CDS-PP - Taxas de juros no topo da agenda

O CDS-PP vai colocar no centro da agenda política a questão da subida das taxas de juro e do endividamento das famílias portuguesas. A promessa foi feita ontem pelo líder do partido, Paulo Portas, num vídeo divulgado no YouTube e no Sapo.

Paulo Portas aposta em novas caras

Uma nova geração de militantes, a preocupação com a subida das taxas de juro e o endividamento das famílias portuguesas, colocadas no centro da agenda política, bem como um novo site do partido, marcam o regresso do presidente do CDS-PP, Paulo Portas, à actividade política, depois das férias de Verão. Hoje, no Porto, o líder centrista apresenta os novos rostos dos democratas-cristãos através de sete workshops.

"Quem está a combater o défice não é o Governo, mas o contribuinte português" - Paulo Portas

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, considerou hoje que o combate ao défice não é feito pelo Governo, mas pelos contribuintes portugueses, prometendo que o seu partido vai propor uma "verdadeira reforma" do IRS e IRC.