15/09/07

CDS reitera pedido de audição de Constâncio e Teixeira Santos

O CDS-PP reiterou hoje o pedido de audição parlamentar do governador do Banco de Portugal e do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, depois dos alertas laçados por Vítor Constâncio sobre a economia portuguesa.

«Os alertas do governador do Banco de Portugal dão mais razão ao pedido que fizemos na comissão permanente e que iremos apresentar formalmente na comissão de orçamento e finanças: consideramos essencial que sejam ouvidos quer o governador do Banco de Portugal, quer o ministro de Estado e das Finanças», afirmou o vice-presidente da bancada do CDS-PP Diogo Feio, em declarações à Lusa.

Em entrevista ao Diário Económico e ao Jornal de Negócios, publicada hoje, o governador do Banco de Portugal afirma que a actual crise nos mercados financeiros agravou os riscos para a economia portuguesa e avisa que o preço do dinheiro continuará caro.

No entanto, Vítor Constâncio considera prematuro rever a previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) português de 1,8% para este ano e de 2,2% para o próximo ano.

«O clima que vivemos é de uma enorme incerteza (...) Para uma pequena economia como a nossa, muito aberta ao exterior, demonstra-se agora os problemas da falta de uma política clara de investimento», criticou Diogo Feio.

O deputado democrata-cristãos garantiu que o CDS-PP irá apresentar um conjunto de propostas nesta área mas, antes de o fazer, considera «essencial» conhecer as perspectivas quer do Governo, quer da entidade de supervisão do sistema financeiro.

Diário Digital / Lusa

10-09-2007 17:21:00

Sem comentários: