25/09/07

Greve provoca colapso na recolha do lixo

Toneladas de lixo ficaram acumuladas, ontem, nos camiões de recolha dos concelhos de Loures, Odivelas e Amadora devido à greve dos trabalhadores da Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos sólidos na Área Metropolitana de Lisboa (norte). Já em Lisboa, um acordo com a Amarsul desbloqueou a situação. "Logo ao início da tarde, começámos a transportar o lixo para o aterro da Amarsul, em Palmela", explicou, ao JN, Carlos Ferreira, director municipal do ambiente urbano da autarquia lisboeta. Ficaram, no entanto, 220 toneladas armazenadas nos contentores.

Aquele responsável lembrou ainda que os serviços camarários anteciparam anteontem o início da recolha de resíduos sólidos urbanos das 23 para as 19 horas, "o que permitiu entregar o lixo na Valorsul antes do início da paralisação". Ontem, a recolha iria continuar a ser feita, apontando Carlos Ferreira as 16 horas de hoje, como "ponto zero" para o transporte do lixo para a Valorsul. Caso isso não seja possível, os veículos da higiene urbana de Lisboa poderão rumar de novo ao aterro de Palmela.

Em Loures e em Odivelas, a situação era bem mais grave, com os camiões repletos de resíduos por falta de locais onde os depositar, segundo informações à Lusa dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) que servem os dois concelhos. Este cenário acabou por comprometer também a recolha.

Na Amadora, os responsáveis autárquicos temiam uma ruptura nas zonas da Brandoa, Alfornelos e Reboleira - as únicas onde a remoção do lixo é feita diariamente pelos serviços camarários. De resto, a situação estava controlada "Nas outras áreas, temos contentores enterrados no chão, com uma grande capacidade, mas nestes casos a situação pode complicar-se a partir de amanhã (hoje), porque estamos a ficar com as viaturas cheias".

Saliente-se que o Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Centro Sul e Ilhas (SINQUIFA), que anunciou uma adesão à greve na ordem dos 80%, ponderava ontem o prolongamento da paralisação contra o valor dos aumentos salariais. Para já, a Administração da Valorsul anunciou que se recusa negociar com os trabalhadores em greve.

Ana Fonseca - JN - 20 Set 2007

Sem comentários: