22/11/11

Intervenção de Xara Brasil na Assembleia Municipal de Odivelas

Atestado de menoridade?


Xara-Brasil
Ouve-se por aí, lê-se aqui e ali, mas sobretudo sente-se no ar a vontade que este executivo, mais concretamente o PS e a Senhora Presidente da Câmara têm de responsabilizar o actual governo pelo não cumprimento das inúmeras propostas eleitorais que fizeram há um pouco mais de dois anos aquando das eleições autárquicas.

Utilizar a expressão popular “é preciso ter lata” para caracterizar isto poderia assentar que nem uma luva, mas sinceramente parece-nos pouco.

É claramente pouco, porque para além de ser preciso tê-la em grande dose, está-se com um enorme desplante, possivelmente de uma forma involuntária, quero eu crer, a ofender todos os Odivelenses.

Estão a tentar ofender, porque partem da premissa que os Odivelenses não têm capacidade para perceber quem é que prometeu aquilo que não faz e quem é que agora está, objectiva e decididamente, a faltar aos compromissos.

Antes de enumerar alguns casos, convém recordar mais uma vez:

1 - que o actual governo está a governar há pouco mais de 4 meses,

2 - que o actual governo herdou a gestão de um país que está numa situação social, económica e financeira calamitosa e que por força disso está governar com um programa cujas linhas mestras foram ditadas pelo anterior governo aquando da assinatura do memorando com a troika, as quais infelizmente colocaram em causa a independência e a autonomia de Portugal.

3 –que por sua vez este executivo Municipal não está em funções há 4 ou 5 meses, está há mais de dois anos, mas para além desses 2 anos, o PS tem vindo a administrar este concelho desde a sua fundação, há 13 anos.

4 – é que desses 13 anos, a actual Presidente já exerce funções há mais de 6.

Para que se perceba melhor tudo isto vou levantar só algumas pequenas questões:

- Todos se lembram do tão falado Pólo Tecnológico de Famões que foi protocolado antes das eleições, o qual entre outras coisas previa a criação dum Centro de Saúde nessa freguesia e outro na Ramada.
Onde estão? Será da responsabilidade é do actual governo que nada teve a ver com essa promessa ou deste executivo?

- Recordo que há um ano, um presidente de Junta de Freguesia, do P.S., aqui do Concelho disse num programa onde estive presente e que está gravado: “para a semana vão começar as obras do novo centro de saúde e de uma nova esquadra nesta freguesia”. Passaram mais de 52 semanas, portanto mais de 1 ano e pergunta-se:
Onde estão estas obras? Será isto da responsabilidade do actual governo?

- Na Ramada começaram as obras para um novo Centro de Saúde ainda na era do anterior governo, mas pouco tempo depois em Maio, também ainda na era desse mesmo governo, essas obras foram interrompidas. Segundo as informação dada pela responsável das unidades de cuidados familiares em Odivelas, foi por falta do visto obrigatório visto do tribunal de contas – Será também isto da responsabilidade do actual governo?

- Há dois anos, cirurgicamente, em vésperas de eleições autárquicas, um governante do PS e alguns autarcas socialistas anunciaram a extensão da linha do METRO, lembram-se?


Até à data da saída do anterior governo nada se fez, foi a própria Presidente da Câmara admiti-lo aqui, e agora depois deste mesmo partido, o PS, ter deixado o país à beira da falência, vem a Srª Presidente da Câmara tentar responsabilizar o actual governo, é isto correcto?

- Foi prometido em vários actos eleitorais autárquicos e também no último a resolução da questão do SMAS. Cada vez há mais problemas com o abastecimento de água e com a recolha dos resíduos sólidos, por isso pergunto também: será que a responsabilidade deste problema que se arrasta desde o inicio do Concelho é da responsabilidade do novo governo?

Estes são só alguns exemplos, poderia dar muitos mais, mas infelizmente o tempo que disponho não o permite.

Convém também, embora tudo o que enumerei já fosse o suficiente para fundamentar o que no início afirmei, que para além de uma grande lata e de um enorme desplante, estavam acima de tudo a passar um atestado de menoridade à população de Odivelas, questionar o seguinte:

- será que por exemplo o resultado de exploração do Parque Egas Moniz também é da responsabilidade do actual Governo?

- será que por exemplo o dinheiro que é desperdiçado em obras a mais e a menos, em erros e omissões, devido aos maus projectos, à deficiente fiscalização e má execução das obras, como por exemplo a da Barbosa du Bocage também é da responsabilidade do actual governo?

- será que por exemplo as opções erradas, por equipamentos de rentabilidade mais que duvidosa, como o Jardim da Música, ou Pavilhão Multiusos, ou como por exemplo o equipamento cedido à Cruz Vermelha no Bairro de Stº Eloy, o qual serve apenas meia dúzia de utentes, também é da responsabilidade do actual governo?

- será que por exemplo a demora na emissão de licenças de utilização, as quais tem provocado atrasos no inicio de actividades, até em IPSS, é da responsabilidade do actual governo?

Não meus senhores, tudo isto são responsabilidades claras e inequívocas deste executivo municipal e muito concretamente da sua Presidente.

Não se tente iludir os odivelenses, estas tácticas socráticas já são por demais evidentes e conhecidas.

Chegou a hora de assumirem definitivamente as responsabilidades, não desperdiçarem mais tempo, nem dinheiro no aleatório. Se souberem, se tiverem conhecimentos e capacidade, encontrem uma estratégia para o concelho e governem-no com a eficácia que Odivelas e os Odivelenses merecem.

Sem comentários: