15/09/07

11-S: CDS presta homenagem às vítimas e apela à cooperação

O CDS-PP manifestou hoje a sua «sentida homenagem» às vítimas dos atentados do 11 de Setembro de 2001 e defendeu a cooperação quer com os Estados Unidos quer com os Estados de maioria muçulmana que rejeitam o terorismo.

«Só em cooperação se consegue vencer esta luta. Apenas defendendo os princípios liberais democráticos salvaguardaremos o que tão poucos conquistaram para um tão grande número de cidadãos», salienta o CDS-PP, num comunicado que assinala o VI aniversário dos atentados de 11 de Setembro, que fizeram cerca de 3.000 vítimas em Nova Iorque e Washington.

Considerando que foram cometidos erros desde essa ocasião, reconhecidos pela administração norte-americana, o CDS regista, contudo, a «reaproximação transatlântica dos últimos anos».

«A Europa está mais ciente da ameaça deste século e tem agido com enorme eficácia. Os EUA perceberam que os aliados são preciosos e que quaisquer divisões de fundo no Ocidente são prejudiciais no combate ao totalitarismo islâmico», refere o comunicado.

Para o CDS-PP, neste caminho de aproximação «foram cruciais os papéis de dois líderes de centro-direita europeus, o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel».

«O CDS saúda os seus esforços e sublinha o seu comportamento político», sublinha.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: