30/08/12

José Guerreiro – Mensagem de Condolências.



A Comissão Politica do CDS-PP de Odivelas lamenta o falecimento de José Guerreiro, Presidente da Junta de Freguesia da Pontinha e Deputado na Assembleia Municipal há vários anos, pessoa que dedicou grande parte da sua vida à causa pública. Certamente, pela personalidade que tinha deixará muita saudade junto da sua família, dos amigos mais próximos e dos colegas de partido, os quais seguramente estão a passar por um momento de tristeza profunda. A todos deixamos um abraço de solidariedade.

                                

                                                                                                           Miguel Xara Brasil

                                                                                  (Presidente da C.P.C.do CDS/PP - Odivelas)

Terrenos do Odivelas - A saga continua.


Há uns meses, quando a C. M. do Odivelas tomou posse dos terrenos que estavam cedidos ao Odivelas, que entretanto foram alugados ao Benfica e que agora parecem estar no Sporting, perguntei, em Assembleia Municipal, à Sr.ª Presidente, quem é queestava a receber os montantes das rendas dos comerciantes (um ginásio e umcafé) que ali estavam instalados.

A resposta não se fez esperar, disse que de momento não estavam a pagar rendas, estavam de borla, pois assim garantiam uma certa segurança naquele espaço e evitavam o abandono total (veja como estão).

Por várias razões, entre elas porque nas imediações há espaços semelhantes e por isso a Câmara estava a promover uma situação de concorrência desleal, entendi que esta era uma situação inaceitável.


A trapalhada com estes terrenos é mais que muita, o desgoverno é total, estou para ver o que ainda aí virá.
 

 

29/08/12

Instituto de Odivelas: Xara Brasil contra o encerramento.

Têm vindo a público algumas notícias sobre o possível encerramento do Instituto de Odivelas ou da sua fusão com o Colégio Militar, o quem qualquer dos casos implica a sua saída do Mosteiro de Odivelas e por conseguinte do Concelho.

Por ser contrário a essa ideia, Xara Brasil, Presidente da Comissão Política do CDS/PP, já manifestou a sua posição em alguns textos publicados no blogue Odivelas Um Rumo e já deu conta dessa posição aos órgãos nacionais do Partido.

Para sustentar a sua opinião, Xara Brasil, indicou as seguintes razões:

As principais razões são fáceis de compreender:

• O I.O. promove um ensino de excelência e não é exclusivo para filhas de militares, funciona como um Colégio Privado;

• A excelência do seu ensino é reconhecida a nível nacional;

• O edifício tem condições ótimas para o ensino;

• Ao contrário do que foi dado como justificação, nem o I.O., nem o Colégio Militar, tem como objetivos no seu programa educativo, preparar alunos para escolas superiores de ensino militar;

• O I.O. é um estabelecimento de ensino com características únicas no País, a qual promove entre outros valores, a disciplina, a capacidade de liderança e o amor à Pátria;

• A diversidade na oferta de metodologia de ensino é uma mais-valia, enriquece a chamada liberdade de escolha e a democracia;

• O funcionamento do I.O., no Mosteiro de Odivelas, contribui para a preservação daquele Monumento, o qual está classificado como Monumento Nacional.

• O I.O. é uma referência local e faz parte da identidade da Cidade e do Concelho;

• Divulga e promove o nome de Odivelas a nível nacional e internacional.

10/08/12

Ólímpica Susana


Susana Amador terá um olímpico humor britânico bem apurado. De facto, o uso dos anéis olímpicos no encaminhamento do pavilhão multi-usos fica bem ou bem mal, conforme se queira e não deixa de primar pela originalidade.

À “Odivelas Viva”, a PPP dos 2,3 milhões anuais, junta-se o negócio com o Sporting sobre os campos associados onde se esperavam “excurções” de adeptos de futebol e outras modalidades, dinamizando a zona e o comércio local. Para tal o SCP investiria 4,5 milhões e pagaria um valor simbólico por mês durante duas décadas. Seria esta a teoria que salvaria a honra do convento socialista, justificando as “obras à pressão” com finalidades eleitorais com esse desígnio dinamizador do desenvolvimento.

Seria um mau negócio mas tolerável enquanto excepção e na actual conjuntura, dado facilitar a prática desportiva, movimentar o espaço e manter um local para diversos eventos ocasionais.

Mera teoria socialista cuja prática só é verdadeira por existirem os custos, porque os espaços estão desertos.

A agravar a desolação paisagística acresce um brinde de desnorte urbanístico com excesso de habitação em zona de linha de água que por sua vez não é limpa, onde a fauna e flora abundam quiçá à espera de uma cheia, mas quem sabe se é mais um futuro parque de “paintball” de verão e canoagem no inverno.

É urgente rentabilizar as instalações, pelo que importa saber o que se passa com o tal acordo com o Sporting Clube de Portugal cujas notícias dadas ao prelo entram em contradição de amíude.

Como também é importante limpar o leito da ribeira e suas margens reduzindo os riscos de cheias e garantindo a segurança de pessoas e bens.
.

09/08/12

Odivelas só betão? Desenganem-se.

Alguém disse que Odivelas era só cimento?

Como demonstram as imagens, nada mais falso. Odivelas, com o aproveitamento dos rios e ribeiras, apresenta hoje enormes espaços verdes, onde prolifera uma riquíssima vegetação (tanto em variedade, como em dimensão) e onde a fauna também abunda.

É caso para perguntar: É esta a política ambiental que Susana Amadora  e o Vereador do Ambiente (PSD) defendem para o Concelho de Odivelas?
Odivelas - Leito da Ribeira
Imagem 1


Odivelas - Leito da Ribeira
Imagem 2

 

Odivelas: Onde está o Sporting???

Em Maio deste ano, na Assembleia Municipal de Odivelas, foi apresentado pelo executivo municipal (PS/PSD) os termos do contrato que a Câmara negociou com o Sporting Clube de Portugal, o qual contemplava a cedência do equipamento desportivo que foi durante vários anos utilizado pelo Odivelas F.C.. Na altura, por várias razões (veja aqui), entendemos que este era um péssimo acordo para todas as partes envolvidas e por isso votámos contra .

Passaram mais de 3 meses, a nova época está a começar e os terrenos estão no estado que a imagens demonstram, mais parecem um matagal, ou melhor .... um campo de batalha.

Do Sporting, do Benfica e/ou dos jovens do Concelho, nem sombra.
Campo 1
Campo 2


 

07/08/12

Para Vencer!



Para vencer!

Definitivamente a vida não está fácil. Conciliar a vida pessoal/profissional com a actividade política, da forma como entendo que deve ser exercida, para além de ser muito exigente, torna-se hoje uma tarefa árdua e muito complicada.
Foi por essa razão, como é do conhecimento de alguns, que ponderei muito sobre a possibilidade de voltar a candidatar-me à presidência da Comissão Política da Concelhia de Odivelas.
Só o fiz porque acredito no trabalho que tem vindo a ser feito em Odivelas  e também em todo o Partido, porque também acredito que só a continuação deste caminho, ainda com mais afinco e determinação, trará frutos a curto prazo e ainda, muito importante, porque encontrei um conjunto de pessoas que partilham das mesmas ideias e que estão, tal como eu, dispostas a trabalhar para obter em Odivelas, já nas próximas autárquicas, uma votação inédita e quiçá histórica.
Odivelas, como sabem, não é um concelho tradicionalmente fácil para o CDS. Eu também, talvez melhor que ninguém, já o sei há muito tempo, mas é a minha Terra e não quero continuar a vê-la ser delapidada, destruída e enterrada sob toneladas de betão de má qualidade.

Acredito nas pessoas, acredito nas nossas propostas e acredito no nosso trabalho para demonstrar a todos que Odivelas não está condenada a ser aquilo que um conjunto de incompetentes, para não lhes dar outra qualificação, pretende.

Se a conquista da Câmara de Odivelas é para nós Odivelense importante (esse é o nosso grande objectivo), para o CDS/PP, é escusado estar aqui a dizer porquê, é tão ou mais importante.

Estamos fortemente determinados, com todos, por Odivelas e pelo CDS a vencer em 2013
Artigo de opinião de Xara-Brasil, Presidente da Comissão Política de Odivelas, no Jornal da Distrital de Lisboa.