29/12/11

Luzes de Natal

Gosto do Natal! Dos doces, das prendas, dos presépios e claro, das luzes!

Mas confesso que em tempo de crise, estranho que a avenida principal da Povoa de Sto Adrião esteja tão efusivamente iluminada. Quando criticamos os gastos estrondosos de outras localidades, e quando outras se esforçam por poupar, será que a conta da electricidade não chegou à Povoa?

E aqui? Há retorno? O que ganhou o comércio local com esta iluminação numa Avenida em que até há pouquissímas lojas? Será que os comerciantes não ganhavam mais se o investimento natalicio tivesse sido feito, por exemplo, em acções de rua, como Pais Natal ou figuras "vivas" do presépio a cativar as pessoas a vir à rua e a participarem em actividades de Natal?

Ainda assim, olho para estas luzes e lembro-me das palavras do Santo Padre na Oração do Angelus deste ano, na Praça de S. Pedro "O cristão está convidado a viver o Advento sem se deixar distrair pelas luzes, sabendo dar o valor adequado ás coisas."

28/12/11

Comerciantes: Novo ataque à vista?


Xara-Brasil alertou na última Assembleia Municipal que a intenção da Dr.ª Susana Amador em arrecadar uma verba de 550.000,00 Euros, proveniente da utilização dos bloqueadores para penalizar os automobilistas, sem que para isso se criem condições de estacionamento nas zonas comerciais de Odivelas, pode significar o golpe fatal para muitos comerciantes.

Lembramos que o CDS-PP já apresentou uma proposta, há cerca de18 meses, a qual foi chumbada com os votos do PS e abstenção do PCP e PSD, para que a primeira hora de estacionamento no deficitário Parque Egas Moniz fosse gratuita para quem fizesse compras no comércio local.

23/12/11

Reflexão Natalícia

Desde há uns anos que tenho por norma fazer uma pequena reflexão natalícia, este ano não fuigiu e não podia fugir à regra, por isso aqui fica:


"O facto de participar com regularidade na blogosfera e com isso ter que postar com alguma regularidade obriga-me a reflectir sobre certos temas e a deixar escritos alguns pensamentos e “estados de alma”.

Vem isto a propósito da quadra em que nos encontramos, a qual aproveito sempre para fazer um balanço sobre o ano que está a acabar, perspectivar o ano seguinte e para desejar a todos os amigos um Santo Natal.

Ao começar a escrever o meu já tradicional texto desta época tive a sensação que me sentia diferente, fui ver o que em anos transactos tinha escrito e no mais antigo texto que aqui tenho sobre o Natal, datado de Dezembro de 2005, já fazia uma reflexão sobre a crise. Pior, afirmava que a dita já se vinha fazendo sentir há seis ou sete anos, ou seja desde 1998/99, e que havia a necessidade imperiosa de se acender uma luz ao fundo do túnel.

Nesse post e na necessidade que na altura sentia de se descobrir uma “luz ao fundo do túnel”, descobri a diferença do meu estado de alma dos anos anteriores para este.

Ao longo destes anos senti que esta crise, a qual é financeira, económica e social, mas que tem origem numa profunda crise de valores (não se esqueçam), estava a intensificar-se a cada ano e não tinha fim à vista. Não há dúvidas, ao longo de todo este período estivemos a descer progressivamente para o fundo deste túnel.

Não sei se já chegámos ao fundo dos fundos (espero que sim!) ou se estamos quase a chegar, mas parece-me e isso é que importa, mesmo que obrigados, já estamos todos à procura da saída.

Essa procura implica/implicará mudanças muito significativas e muito radicais, as quais serão de atitude e de comportamento; implicará abandonar aquilo a que estávamos habituados e que tínhamos como certo ou adquirido; enfim, implica uma alteração radical de rumo.

Todas essas alterações, às quais chamo MUDANÇA, invadem-nos de dúvidas, incertezas e angústias, tanto mais que não há um mapa que nos indique um caminho certo e seguro, o que obviamente nos deixa mais intranquilos. Por isso há e vai haver muita resistência, aliás esse é o maior adversário que teremos que enfrentar, mas a MUDANÇA, esta atitude para a qual penso que a grande maioria dos portugueses já está mentalizada, é a única saída para a situação em que nos encontramos.

Esta quadra, na qual nos encontramos, é sempre adequada e propícia a estas reflexões, por um lado porque o Natal significa ESPERANÇA e SALVAÇÃO, bem precisamos, e por outro indica-nos uma linha imaginária, a Passagem de Ano, que nos pode indicar o PONTO de VIRAGEM.

Desejo a todos um SANTO NATAL e que 2012, o qual sem dúvida será difícil (ninguém se iluda), seja efectivamente o ano final da passagem deste Cabo das Tormentas."

21/12/11

"Hora de Balanço" - In:Jornal da Distrital de Lisboa do CDS (Dezembro 2011)

Filiei-me no CDS a 21 de Fevereiro de 2005, uma segunda-feira. Esta é uma data que pouco ou nada diz à maioria das pessoas e acredito que muitos ao lê-la pensam que devo estar louco, pois não passa pela cabeça de ninguém começar um texto com algo tão insignificante.

Esta data de facto não importa muito, a que importa e que tem relevância foi o dia que a antecedeu, 20 de Fevereiro desse ano. Dia em que Sócrates, levado ao colo pelo então Presidente da República (não só) se tornou, para desgraça colectiva de uma nação, neste caso a nossa, Primeiro-Ministro.
E foi com a convicção de quem se deparou com o diabo à sua frente que logo no dia seguinte, a toda a velocidade, fui ao Caldas filiar-me. A intenção era colaborar activamente, no sentido de ajudar a correr, o mais depressa possível, com ele daquela função.

Embora a angústia de não ter sido possível mais cedo esteja sempre presente, ao fazer o balanço deste ano não posso deixar de destacar como muito positivo o bom resultado que o CDS teve nas Legislativas e o facto de Sócrates, finalmente, ter sido derrotado.
As declarações proferidas há uns dias em Paris pelo próprio são importantes e não podem ser branqueadas, não porque não tivéssemos cientes que o raciocínio dele seria mais ou menos esse, mas porque que ninguém o evidenciaria com mais eficácia. Contudo, estas declarações traduzem apenas uma pequena parte do seu carácter e incompetência.
Importa agora, perante as evidências e reforçados pela consciência de quem efectivamente tínhamos razão, continuarmos mobilizados e mobilizarmo-nos ainda mais, no sentido de cumprir aquela que neste momento tem que ser a nossa mais importante missão, Recuperar Portugal.

Dentro das dificuldades que vamos ter pela frente, desejo a todos um bom ano de 2012.

 
Nota: para ver a edição completa clique aqui. 

20/12/11

O Mário fala, fala, mas ...

Máro Nogueira, o tal homem dos sindicatos dos professores, sempre expedito e pronto a dar bicadas no governo e nos politicos, devia explicar como é que é avaliado com "Bom" se há 20 anos que não dá aulas.

O Correio da Manhã foi à rua ouvir o que é que os portugueses pensam disto, o resultado foi este:


17/12/11

Barbosa du Bocage - Para quem não viu.

Muitas pessoas, sabendo que o CDS tem acompanhado desde o início este assunto, perguntaram-me onde podiam ver as imagens que passaram na televisão. Fui procurar e já encontrei, basta clicar aqui e esperar ou avançar até ao minuto 16,15.

16/12/11

Jantar de Natal - FIL (2011)

Paulo Portas e Mota Soares

Nuno Melo e Paulo Portas

J. Gonçalves Pereira - Grande Anfitrião

Natal Solidário continua!


O Natal Solidário da Distrital de Lisboa do CDS/PP contínua, a Concelhia de Odivelas continua empenhada na angariação de roupas, cobertores, calçado e sapatos e ontem carregámos a segunda camioneta.

Se quiser fazer a sua oferta ainda vais a tempo (cdsodivelas@gmail.com), é que não há duas sem três e nós em Odivelas queremos encher pelo menos mais uma!

Obrigado a todos!

Paulo Portas e Nuno Melo estiveram ontem na FIL.


Fátima Pires e Armindo Cardoso

Depois de uma sequência de iniciativas com “casas mais que cheias”, algumas repletas, como Jantar do 25 de Novembro na Amadora, a homenagem a Adelino Amaro da Costa em Queluz, as “Tomadas de Posse” da Concelhia de Loures e da Distrital da JP, ontem foi o dia do tradicional Jantar de Natal, o qual é organizado pela Concelhia de Lisboa e que também superlotou o restaurante da F.I.L.
 

Nuno Melo

Neste jantar estiveram presentes as mais importantes figuras do Partido, entre eles, Paulo Portas, Nuno Melo, Teresa Caeiro, Pedro Mota Soares, António Carlos Monteiro, vários Secretários de Estado e Deputados. Muitas das Concelhias do Distrito de Lisboa também marcaram presença, tendo a de Odivelas estado representada ao mais alto nível por Xara-Brasil, Presidente, e os Vice-Presidentes Fátima Pires, Armindo Cardoso e André Carreira.



13/12/11

Póvoa (Odivelas):Escola Barbosa du Bocage - a "novela" continua.

Depois de há cerca de dois anos termos denunciado os mais variados problemas resultantes das obras de requalificação feitas nesta escola, as quais foram feitas à pressa para as eleições autárquicas de 2009, os problemas, apesar dos milhares de euros que já ali foram gastos, continuam.

Hoje vários jornais, entre eles o
Correio da Manhã e o Destak, dão contam destes factos e relatam-nos as preocupações dos pais, Os pais estão muito preocupados porque sabem que todos os dias as crianças correm perigo, "é raro o dia em que não há braços e pernas partidas e que tenham de vir os bombeiros à escola" diz o representante da Associação de Pais".

As criticas são apontadas à Câmara Municipal de Odivelas, "promovemos várias reuniões com a Câmara Municipal e visitas à escola, mas até agora não obtivemos resposta” adianta Maria Ferreira da Associação de Pais.

Paulo Aido, Vereador independente, que também tem abordado por diversa vezes este assunto em Reu
niões de Câmara, acusa o executivo municipal, composto por PS e PSD, de ignorar os permanentes avisos.

Odivelas - Tomada de Posse da Distrital de Lisboa da JP


Gonçalo Dinis, Frederico Sapage e Lino Ramos

João Gonçalves Pereira e Catarina Alves

Lino Ramos e Isabel Santiago Henriques

Xara-Brasil e Lino Ramos

André Carreira à direita com um colega da JP

Distrital de Lisboa da JP Tomou Posse em Odivelas.


Catarina Alves e Xara-Brasil
A recém eleita equipa da Distrital de Lisboa da J.P., da qual Catarina Alves é a nova Presidente, tomou posse esta noite em Odivelas, perante uma sala cheia.

Xara-Brasil e André Carreira, Presidente e Vice-Presidente da Comissão Política de Odivelas, estiveram presentes no jantar que assinalou este acto.

Nota: Clique aqui para ver mais imagens

09/12/11

Nova Odivelas destaca presença de Mota Soares em Odivelas.

Teresa Caeiro esteve em Odivelas na apresentação do livro de Paulo Aido.

Teresa Caeiro com o livro autografado.

Paulo Aido, que nas ultimas legislativas integrou  a lista do CDS pelo distrito de Lisboa, apresentou esta tarde em Odivelas o seu último livro, "A Primeira Derrota de Salazar"

O Forno da Cidade, local escolhido para esta iniciativa, esteve repleto de pessoas, as quais assistiram com a maior atenção à apresentação, a qual esteve a cargo de Joaquim Letria.

A Deputada do CDS/PP e Vice-Presidente do nosso partido, Teresa Caeiro, sem que ninguém estivesse à espera, não quis deixar de marcar presença e  para felicitar Paulo Aido por mais este livro.

08/12/11

Orçamentos 2012 - Notas Soltas 5

Apoio à economia.

No ano passado isentou-se de Derrama às empresas que se instalassem no Concelho e que simultaneamente criassem 3 postos de trabalho, era coxo e de pouco valia, mas este ano já se retirou esse incentivo. Afinal qual é a estratégia, para onde vamos e que economia queremos?

Orçamentos 2012 - Notas Soltas 4

Tesouraria
 
Fala-se muitos daredução da divida municipal, este ano foi um facto e isso é louvavel. Chamámos só a atenção para o facto da divida a fornecedores, a que está por liquidar há mais de 12 meses, ter aumentado substancialmente. É que sem esses montantes liquidados poderão estar em causa pagamentos de ordenados, de Subsídios de Natal, postos de trabalho e até empresas.

Orçamentos 2012 - Notas Soltas 3

Bloqueadores
 
Pela segunda reunião consecutiva veio à discussão, pela boca da Presidente, que no próximo ano vão haver bloqueadores.

Nós até concordamos com eles, entendemos que o estacionamento deve ser regulado, mas primeiro há que encontrar alternativas e não fazer disso uma caça desenfreada à multa. Se assim for só vão massacrar os automobilistas e prejudicar o comércio tradicional.

Orçamento 2012 - Notas Soltas 2

Tele-Assistência

Uma das grandes inscrições foi a tele-assistência, um projecto que ajuda a combater a solidão e a auxiliar aqueles que estão em casa debilitados, o CDS-PP acolhe com muita simpatia. Questionámos quantos equipamentos já tinha sido distribuidos e qual era o objectivo para 2012.

Até ao momento, apesar de toda a publicidade feita pelo executivo aquando da instalação de alguns equipamentos, só foram concedidos 20 e o objectivo para 2012, tal como já era esperado, não estava quantificado.

Orçamento 2012 - Notas soltas 1

Politica Local/Política Nacional
 

Registei com agrado que hoje discutiu-se o Orçamento Municipal e o Concelho e não o orçamento de Estado e os problemas do País.

Assembleia Municipal de Hoje - Orçamento

Hoje na Assembleia Municipal discutiram-se, para além da Delegação de Competências, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2012.

A bancada do CDS-PP , onde estiveram Mariana Cascais e Xara-Brasil, fizeram várias questões sobres este documento, nomeadamente no campo económico e na área social.

Por um lado foi questionada a falta de uma estratégia clara e inequívoca para apoiar a economia local existente, assim como para tentar atrair novos investimentos para o Concelho. Por outro lado, foi questionado se haverá uma revisão na forma como e a quem se presta apoio, por exemplo, se faz sentido apoiar com refeições nas escolas, pequeno-almoço, almoço e jantar, todas as criança,s quer sejam necessitadas  ou não, e se faz sentido continuar a dar casas a que não as merece e a quem não cuida delas.

Embora tivesse ficado claro uma intenção de contenção, a verdade é que o paradigma não se altera e sem que haja uma estratégia clara e bem definida, este Concelho continuará a ter os mesmos problemas estruturais. Por isso o CDS não votou favoravelmente e por isso mesmo absteve-se (veja aqui a Declaração de Voto).

Declaração de Voto - GOP's e Orçamento Municipal 2012.

Abstemo-nos porque:

1 - Este não seria, não era e não é o nosso orçamento. A nossa abstenção não foi, nem é violenta, é uma simples abstenção porque de facto este não seria o nosso orçamento.

2 - Embora tenha reduções, o que tinha que acontecer, este orçamento é mais do mesmo e não altera o paradigma.

3 - Há desperdícios incompreensíveis nos apoios sociais, apoiando pessoas que objectivamente não precisam e com isso deixa-se de apoiar quem precisa.

4 - Não incorpora nenhuma estratégia para o desenvolvimento económico do Concelho. Não promove o tecido empresarial existente, nem a angariação de novos investimentos e isso é o primeiro passo para evitar mais problemas sociais.

5 - Ao contrário do que foi dito, este orçamento e a forma como são fundamentadas as GOP's (Grandes Opções do Plano) não nos mostra nenhuma alteração de paradigma, o que neste momento, mais que nunca urge.
 
6 - Este orçamento é um saco de sementes sim, mas vazio.

O Socialismo é muito bonito.

07/12/11

Orçamento Municipal hoje na Assembleia Municipal.

Hoje, o Orçamento da C.M. de Odivelas para 2012 vai ser discutido na Assembleia Municipal e eu estou curioso para ver se a discussão vai ser feita à volta deste Orçamento, ou se pelo contrário, vai privilegiar o Orçamento do Estado. É que nos últimos tempos temos assistido a uma tendência de algumas forças política para discutir as questões nacionais. 

06/12/11

Natal Solidário - Distrital CDS/PP Lisboa.


Como
anteriormente foi noticiado a Distrital do CDS/PP de Lisboa está a promover, junto de militantes e simpatizantes uma recolha de roupas, cobertores, calçado e brinquedos para entregar a duas IPSS do Distrito.

A Concelhia de Odivelas associou-se a esta iniciativa e nesse sentido vamos estar no Sábado de manhã, entre as 10.30 e as 12.00h, na sede de Odivelas (Av. Alves Redol 15-B) para receber as suas ofertas.

Para qualquer esclarecimento poderá contactar-nos por email para o cdsodivelas@gmail.com.

Obrigado.




05/12/11

Hoje no Caldas - O Orçamento e a Crise

Mota Soares lançou Primeira Pedra do Lar do Telhadinho.

O Dr. Mota Soares, depois de já ter estado por duas ocasiões no concelho de Odivelas desde que exerce o cargo de Ministro da Solidariedade e Segurança Social, voltou no passado Sábado, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Odivelas, mais concretamente a Famões, para lançar a Primeira Pedra de um novo equipamento da CEDEMA, o Lar Telhadinho.

O Lar Telhadinho, o qual será “filho” do espírito associativo, da perseverança, da dedicação, do empenho da Presidente da CEDEMA (Dr.ª Maria Antónia Machado), de toda a sua equipa e de todos um conjunto vasto de voluntários, terá como principal objectivo apoiar pessoas com deficiência mental. Vai ter capacidade para 24 utentes em Lar, 10 em Residências Autónomas e 20 em Centro de Dia.

Na intervenção que fez nesta cerimónia, o Ministro Mota Soares, deixou bem claro e evidente que grande parte da estratégia do Ministério, até porque são as IPSS que na maior parte das vezes melhor conhecem os problemas individuais de cada pessoa, passa por trabalhar em parceria com estas instituições, dar-lhes condições e apoiá-las no sentido de estarem mais aptas e disponíveis para a desempenhar com êxito as suas missões.

Anunciou ainda um reforço de uma verba, 10 Milhões de Euros, para o Fundo de Socorro Social. Quantia essa, imagine-se, que estava reservada para conferências, seminários, reuniões, etc., etc..

A esse propósito Mota Soares disse: “este não é o momento de se pode gastar dinheiro em conferências, seminários ou congressos, ainda que sejam iniciativas que podem ser louváveis pela sua importância pedagógica, o que importa e se torna prioritário nesta altura de grande carência, é canalizar todo o esforço para apoiar as pessoas e a famílias mais vulneráveis.”

Mais uma vez ficou bem patente a sensibilidade social deste Ministro e a evidência da existência de uma estratégia política para minimizar o sofrimento e as carências de tantos Portugueses, a qual deriva da situação económica/financeira provocada gestão socialista ao longo dos últimos quinze anos e muito particularmente nos últimos seis.

PS - A irresponsabilidade de costume.

Por vezes fico confuso, hoje ouvi Passos Coelho dizer que o governo conseguiu, por via de verbas provenientes do Fundo de Pensões, ter disponibilidade para liquidar dois mil milhões de euros de dividas do estado. Esta, face ao montante brutal e aos atrasos escandalosos com que os fornecedores do Estado se confrontam, é uma medida da mais elementar justiça, para além disso, poderá contribuir para evitar algumas falências e provavelmente o aumento do número de desempregados.
De imediato o PS "veio a terreiro", de forma oportunista e com o maior populismos, criticar esta medida, argumentando que era preferível não ter sacrificado parte do Subsidio de Natal deste ano. Perante isto, depois dois resultados que todos conhecemos da gestão socialista, constato que o PS continua a não perceber, por um lado que há limites ao endividamento e por outro, que as dividas são para pagar.

02/12/11

Distrital de Lisboa - "Natal Solidário"


A Distrital do CDS/PP e da JP de Lisboa estão a organizar uma recolha de géneros para oferecer neste Natal a pessoas que por via da situação económica do país estão neste momento a passar por momentos de dificuldade.

A Concelhia de Odivelas associa-se a esta campanha, razão pela qual convido todos a darem o seu contributo, estando certo que com esse gesto iremos contribuir para minimizar o sofrimento de algumas pessoas e famílias.

Nesse sentido a nossa em sede Odivelas também irá receber os donativos (contacte-nos para combinar dia e hora) e caso  seja mais conveniente também nos disponibilizamos para ir levantar a sua oferta ao local que nos indicar.

Agradecendo desde já o seu contributo, coloco aqui a mensagem do Dr. Telmo Correio, Presidente da Distrital de Lisboa do CDS/PP, a qual para além de apelar à participação, dá a conhecer  o conteúdo desta iniciativa.



"Neste período das festas, para além da atenção que dedicamos às nossas famílias, não esquecemos seguramente o facto de muitas famílias estarem a viver momentos particularmente difíceis, agravados pela crise económica e pela gravidade da situação económica a que o país foi conduzido, por anos sucessivos de má governação.

O CDS tem defendido sempre a necessidade de uma forte ética social em momentos de austeridade, no princípio de que é preciso ajudar mais quem mais precisa.

Como Presidente da Distrital de Lisboa venho agora desafiar os nossos militantes a participar numa campanha, que lançamos em conjunto com a Juventude Popular do Distrito e que designamos por: “ Campanha Distrito Solidário - Lisboa”.

Obviamente, esta iniciativa tem em consideração que o esforço de muitos dos nossos militantes é já elevado, que algumas das nossas concelhias têm iniciativas solidárias próprias e também que muitos dos nossos militantes participam em organizações de solidariedade, de diversa natureza, cujo esforço não pretendemos duplicar e cuja especialização respeitamos.

Ainda assim, pensamos que faz sentido, nesta época tão especial, apelar ao esforço de solidariedade de muitos dos nossos militantes e à generalidade dos nossos jovens.

A nossa intenção é por a máquina partidária e a sua capacidade de organização ao serviço da generosidade dos nossos e de projectos solidários que merecem ser apoiados.

Como?

1- Escolhemos duas instituições cujo trabalho no terreno nos merece especial apreço: 
• Conferência Vicentina da Sagrada Família
• ALAPA – Associação Lar Abrigo Porta Aberta

2- A distrital organizará do Dia 1 de Dezembro ao Dia 15 a recolha, a selecção e triagem de bens, para serem entregues a estas instituições.

Pedimos que sejam entregues nos pontos de recolha abaixo indicados os seguintes bens:

• Roupa
• Cobertores
• Calçado
• Brinquedos

Pedimos sobretudo que os bens doados estejam, ainda que usados, em boas condições e susceptíveis de ser usados por outros.

3- Os locais de recolha são:

• Sede Nacional – Concelhia de Lisboa, no Largo Adelino Amaro da Costa, entre as 14h30m e as 18h30m – Sílvia Nuno – 21.8814700

• Sede da Concelhia de Torres Vedras – Rua Brigadeiro Neves Costa, 21- contactar previamente Paula Marinho para combinar entrega – 918662873

Certos que muitos quererão participar nesta Campanha e agradecendo desde já o vosso esforço solidário,

Com amizade,

Telmo Correia

Presidente da Distrital de Lisboa

Catarina Alves"

Presidente da Distrital de Lisboa da JP