28/07/05

Feira Publicitária em Odivelas 3 (Imprensa)

Como é possível a Junta de Freguesia de Odivelas distribuir um Boletim (n.º 20, de Julho 2005), com uma tiragem de 26.000 exemplares , que não passa de uma publicidade enganosa, a uma estrutura dirigente que lá esteve neste últimos anos. Nesse boletim para além de aparecerem 10 fotografias com a cara do presidente da Junta, ainda nos é dado a entender que tornaram Odivelas numa Cidade Verde, pois por coincidência, também aparecem 10 fotografias de “jardins”, os quais alguns deles não passam de canteiros.
Miguel Xara Brasil

Feira Publicitária em Odivelas 2 (Eventos)

Festas, a quantidade de festas que se têm feito em Odivelas, todas elas concentradas nesta época do ano (a 2-3 meses das eleições autárquicas) até me fazem crer que este concelho é conhecido pela sua folia, pela sua intensa actividade lúdica e cultural. Mas aqui sabemos de onde vêm os Euros, vêm directamente da Câmara e das Juntas, essas que andam sempre a dizer que não têm dinheiro para outras coisas.
Miguel Xara Brasil

Feira Publicitária em Odivelas 1 (Cartazes)

O Concelho de Odivelas tornou-se numa autentica feira publicitária e tenho a maior dificuldade em perceber como é que nos tempos de crise, quando se pedem sacrifícios a todos, se gastam tantos e tantos milhares de Euros em cartazes e sobretudo de onde é que esses Euros vêm.
Miguel Xara Brasil

Era uma vez 1 grupo que .....

Queria ter uma Câmara, tentou, tentou e não conseguiu, até chegaram a trazer um burro, imagine-se !
Mas continuou a não conseguir.
De cabeça perdida e porque embora tenham trazido um burro, aquela gente não é parva, depressa percebeu que se queriam ter por ali uma câmara, não bastava ganhar, tinham primeiro que a criar.
Como fazer ???
Sozinhos não conseguiam. Então pensaram que era melhor arranjar mais gente, olharam para o lado e viram 2 grupos, um que vestia de encarnado, uma côr que lhes agradava, e outro de laranja. O primeiro (de encarnado) por razões obvias não iria querer, o segundo achou logo uma ideia genial, pois teve a esperança de poder ganhar com isso.
Então esses 2 grupos, por sinal o maior e o segundo maior do país, reuniram-se algumas vezes, combinaram uma estratégia, fizeram alguns acordados e lá foram todos contentes pedir que fosse feito esse novo concelho. Esse pedido foi diferido por eles próprios, pois os dois juntos eram muito fortes e ninguém os conseguiu contrariar.
Aprovado que foi esse novo concelho criaram uma comissão instaladora, onde ambos se instalaram felizes e contentes, quando um espirrava e outro dizia “santinho”, enfim, um ambiente bastante fraterno.
Passado algum tempo vieram as primeiras eleições, lá foram para a rua, cada um por si, medir forças e ver quem é que conseguia mandar mais, uns, encarnados com máscara rosa, lá conseguiram mais uns votos e os outros, os laranjas, ficaram logo atras, com os votos que tiveram não permitiram que os primeiros mandassem sozinhos.
Depois dessas eleições, há 4 anos, continuaram-se a dar muito bem e como os rosas não podiam governar sozinhos, uma vez que não tinham maioria absoluta, os laranjas ajudaram.
Agora lá vão eles mais uma vez a eleições e outra vez cada um por si, no entanto dentro do grupo rosa há muitos a quererem mandar, andam todos muito mal dispostos por aquela zona, os laranja, esses, estão à espreita, na expectativa de ver se é desta vez que vão mandar mais que os outros.
O problema é que há muita gente que já percebeu que os 2 estão bem combinados, portanto, se um faz é porque o outro deixa e vice-versa.

Não sei porquê, há aqui qualquer coisa que cheira a Bloco Central.

Reprodução de noticias e declarações:

Vítor Peixoto – N.º 2 do P.S. à Câmara Municipal de Odivelas
(em Jornal de Odivelas-21/7/2005):
“o PS não fica associado ao betão conforme se quer fazer querer. Isso não é verdade.”
“ Em Loures foram aprovadas urbanizações com o sim do Partido Comunista e em Odivelas com a concordância do PSD.”
Fernando Ferreira – Candidato do P.S.D. à Câmara Municipal de Odivelas
(em Revista Figura Junho e Julho 2005):
“o PS entendeu que o PSD podia ser uma mais valia na governação da Câmara e nós aceitámos esse convite para ajudar e concretizar uma política de proximidade das pessoas e dos assuntos”.
“No período da Comissão Instaladora vivemos, todos, uma euforia de tentar chegar a todo o lado”

Revista Figura -15 Jul 2005:
“Lista PS/Odivelas aprovada pela FAUL
Confirma-se também o afastamento de Carlos Lérias da lista socialista. Um afastamento que provocou indignação nos presentes.Recorde-se que a lista liderada por Susana Amador ainda não tinha sido aprovada pela concelhia política do PS.”
Qualquer relação entre esta história, as declarações e a noticia reproduzida são
pura coincidência.
Miguel Xara- Brasil

25/07/05

Uma Estratégia,Um rumo e Um projecto para Odivelas

Artigo 2 – 21/07/2005


Há uns dias escrevi neste mesmo jornal que Odivelas não tem uma estratégia, nem um projecto, a única coisa que se vislumbra é a cultura do cimento.

Por essa razão e porque penso que a maioria dos odivelenses pensa como eu, é necessário encontrar uma estratégia, um projecto, enfim um rumo para Odivelas.

Para tal temos que partir de um enquadramento, do qual destaco:

Pontos Negativos - Odivelas tem pouca actividade económica; está ao lado de Lisboa, como tal serve de dormitório para uma grande parte da população; tem um parque urbano pouco agradável e muito degradado; tem poucos espaços verdes e poucas infra-estruturas para a prática desportiva; tem poucas infra-estruturas na área do lazer e pouca actividade cultural.

Pontos Positivos - Estar no centro de uma grande zona habitacional, junto ás zonas mais povoadas de Lisboa, tal como Lumiar, Telheiras, Pontinha, Benfica, para além de fazer fronteira com os concelhos de Loures, Amadora e Sintra; ter 2 acessos por Metro (Odivelas e Pontinha), ter bons acessos rodoviários através da CRIL e da CREL, os quais por sua vez fazem a ligação uma série de auto-estradas; estar a 10 minutos do Mrq. Pombal, do Aeroporto e da Gare do Oriente.

Dando como certo estes pressupostos, podem ser acrescentados outros, mas estes penso que não levantam duvidas a ninguém, passo para outra etapa.

O que podemos e devemos fazer.

Para além de situações pontuais que devem ser corrigidas em diversas áreas, como na segurança, na saúde, no apoio á terceira idade, ás famílias, aos mais desfavorecidos, etc., etc., há projectos que devem ser estratégicos e que pela sua importância determinarão o futuro do Concelho. Estes projectos deverão ser simultaneamente geradores de receitas e de uma melhor qualidade de vida, servem para criar um rumo e orientar todo o concelho numa determinada direcção.

Quanto a mim são os seguintes:

- Criação de um Grande Parque Verde, onde estejam integradas infra-estruturas de lazer, quer sejam desportivas, culturais e comerciais (restaurantes, cafés, esplanadas, Ginásios, pequenas lojas, etc.). Este deve ser um projecto grande e com qualidade, de forma a atrair o maior número de pessoas, não só do concelho, como também de áreas periféricas. Este projecto bem delineado deverá servir, não só para melhorar muito a nossa qualidade de vida, como também para criar receitas e gerar empregos com o movimento que pode gerar. No Concelho de Odivelas e num raio de 10 Km moram centenas de milhares de pessoas.



- Criação de Polos de Empresariais – Tirando partido da localização geográfica de Odivelas e das vias de comunicação existentes como em cima referi, podemos á semelhança do que fez Oeiras, criar condições para que grandes empresas desloquem para o nosso concelho as suas sedes/escritórios. A criação desses pólos iria gerar a criação de uma grande quantidade de postos de trabalho no Concelho e de uma série de pequenas empresas (restaurantes, cafés, lavandarias, papelarias, etc.) que giram á volta das grandes. Além disso ia ter um impacto positivo no comercio local já existente e aumentar as receitas da autarquia através dos impostos que essas empresas pagam. Com a proximidade a que está do Centro de Lisboa, do Aeroporto e da Gare do Oriente, para além das vias de comunicação existentes, Odivelas tem condições únicas para que seja possível concretizar este projecto.

- Criação de Escolas Técnicas, Escolas Superiores e de um Polo de Investigação. Devido á quantidade de jovens existentes no nosso concelho também penso que é urgente haver estabelecimentos de ensino capazes de os preparar para o futuro, futuro esse em que a única certeza que temos é que vai ser difícil. Penso que os cursos superiores são importantes , por essa razão penso que temos que lutar por ter mais alguns no concelho, mas os técnicos também poderão no futuro ser tão ou mais importantes que os superiores, pois, cada vez mais, serão necessários técnicos especializados em determinadas áreas. Embora a aposta na formação e na investigação não traga resultados imediatos é uma aposta que tem que ser feita, não só porque os jovens merecem, mas também para que todos possamos aspirar a ter um futuro melhor. As áreas de ensino e de investigação deverão ser orientadas tendo em atenção as necessidades que os 2 projectos em cima descritos poderão necessitar, para que depois de formados, os jovens do nosso concelho tenham a sua colocação no mercado de trabalho facilitada.


Se formos capazes de levar este projecto adiante, de forma clara e inequívoca, estou certo que dentro de uns anos vamos ter um concelho muito mais bonito, muito mais ordenado e mais prospero, onde todos, com toda a certeza, vamos viver muito melhor.

Miguel Xara Brasil
(Jornal de Odivelas 21/7/2005)

24/07/05

Todos com João Rebelo! Todos por Odivelas!

Todo o partido expressou o seu incondicional apoio ao Dr. João Rebelo, candidato do CDS-PP ao "Jovem" concelho de Odivelas, no jantar de apresentação da candidatura na passada 6ª feira. E foram também muitos jovens que marcaram presença mostrando que também é "fixe" ser do CDS e da Juventude Popular. 150 Odivelenses estiveram presentes e solidarios com o projecto do CDS para Odivelas, uma cidade que não precisa de mais, precisa sim de melhorar o que tem! Espaços verdes, desporto, lazer, segurança e o apoio ao comercio tradicional são alguns dos pontos que João Rebelo quer melhorar em Odivelas, uma politica virada verdadeiramente para o concelho e para a qualidade de vida dos seus habitantes. Chega de politica do betão!




Várias figuras do partido como o nosso Presidente Dr. José Ribeiro e Castro, Dr. Telmo Correia, entre outros marcaram presença no apoio a João Rebelo. Especial agradecimento ao Dr. Paulo Portas que nos premiou com a honra de ter sido este o primeiro evento onde apareceu publicamente depois de se ter demitido do cargo de Presidente do CDS-PP, um acto simbolico por Odivelas e por João Rebelo.

Ribeiro e Castro com a Juventude Popular de Odivelas.

23/07/05

Um Sucesso


Ontem decorreu o Grande Jantar de apresentação de candidatura do CDS/PP a Odivelas.
O que se pode dizer do jantar é que foi um estrondoso sucesso, o CDS/PP em Odivelas conseguiu encher por completo o Restaurante Luisinho em Odivelas, estiveram presentes cerca de 150 pessoas, num ambiente de coragem e força para Vencer, o CDS/PP mostra com este jantar a força que ao longo dos anos vem adquirindo em Odivelas. Comentava-se nos bastidores que foi das melhores apresentações de Candidatura que já se viu, muita gente emocionada e muita gente empolgada, palmas, gritos de incentivo e muita coragem e determinação marcaram este Jantar.
O jantar teve a presença do Dr. Paulo Portas, Dr. ribeiro e Castro, Dr. António Carlos Monteiro, Dr. Telmo Correia,João Almeida, entre outros notáveis de Partido.

21/07/05

Grande Jantar de Apresentação de Candidatura do CDS/PP a Odivelas

É já amanhã o Grande Jantar de apresentação de candidatura do CDS/PP á Câmara de Odivelas e ás suas respectivas freguesias.
Neste jantar vamos poder contar com as presenças, já confirmadas, do Dr. Paulo Portas, Dr. Telmo Correia, Dr. Abel Pinheiro, Dr. António Carlos Monteiro, João Almeida e Dr. José Ribeiro e Castro, entre outros notabilissimos e ilustres do nosso Partido.
Este jantar tem como tema principal a apresentação oficial do candidato do CDS/PP á Câmara de Odivelas, o Dr. Jõao Rebelo, no qual confiamos para que leve o CDS/PP em Odivelas muito mais á frente.
Serão também apresentados os Cabeças de lista por cada freguesia, o CDS/PP concorre a todas as freguesias de Odivelas, e concorre com excelentes candidatos que querem e estão motivados para lutarem pela sua freguesia até ao ultimo voto para poder melhorar todo este nosso concelho.

Neste jantar vamos ter uma enorme presença da Juventude Popular, Juventude esta que apoia a 100% o Candidato á Câmara de Odivelas pelo CDS/PP, Juventude esta que está presente nas listas para as diversas autarquias e até com alguns lugares de destaque.

18/07/05

Famões






Miguel Xara-Brasil, mandatário para a campanha autárquica do CDS-PP em Odivelas, encabeça a nossa lista à Freguesia de Famões.
Incluídos na lista desta candidatura, destaca-se a presença de 3 pessoas muito ligados a esta Vila, António Lopes, Bruno Farinha e Luís Pinho Lopes.
Muito motivados, vão iniciar uma caminhada no sentido de transmitir os seus valores, as suas ideias, as suas propostas e os seus objectivos para a Vila e para a população de Famões.
Conhecedora dos grandes problemas sociais existentes na Freguesia, esta equipa, liderada por Xara-Brasil, vai dar prioridade à dignificação da vida humana. Como tal, o apoio aos mais carenciados, ás crianças, aos jovens, á terceira idade e no fundo á família, vão estar sempre presentes e em primeiro lugar.
Outro objectivo vai ser tornar a Freguesia de Famões conhecida pela sua gastronomia, portanto, vão em conjunto com os Restaurantes elaborar e colocar em prática um programa para esse efeito. Com este programa pretendem atrair mais visitantes á Vila, ter mais clientes nos restaurantes existentes e potencializar a abertura de novos espaços, com a consequente criação de novos postos de trabalho.
Junto da Câmara vão defender o melhoramento das infra-estruturas existentes, a criação de novas infra-estrutura, a melhoria das condições de segurança e a requalificação dos espaços verdes existentes, pois estão certos que só a Vila de Famões poderá ser o Pulmão do Concelho.
Vão lutar por fazer de Famões uma Vila Alegre, em que haja um sorriso em cada rosto.

«Razões afectivas, as recordações dos tempos que aqui passei e as pessoas são alguns dos factores que me fazem gostar de Odivelas.» - Miguel Xara Brasil (Jornal de Odivelas 1/7/2005)

17/07/05

Olival Basto


André Carreira e David Martins encabeçam as listas do CDS/PP à Freguesia do Olival Basto. O nosso objectivo é fazer eleger deputados à assembleia de freguesia visto que nas ultimas autarquicas não conseguimos. Sempre com uma filosofia jovem e virada para o futuro, queremos conhecer de perto os problemas dos moradores da freguesia do Olival Basto para suscitar debate na Assembleia de Freguesia e encontrar soluções. O aumento da qualidade de vida dos moradores, tendo em vista o melhoramento das infraestruturas, espaços verdes e segurança são alguns dos problemas que queremos ver resolvidos.

Nas ultimas autarquicas foi assim:

Assembleia de Freguesia:
Votantes: 3145 - (55.72 %) Brancos; 65 - (2.07 %) Nulos: 66 - (2.1 %)
B.E. Votos 35 (1.11 %)Mandatos 0
CDS-PP Votos 92 (2.93 %)Mandatos 0
PCP-PEV Votos: 853 (27.12 %)Mandatos: 4
PPD/PSD Votos: 688 (21.88 %)Mandatos: 3
PS Votos:1210 (38.47 %)Mandatos: 6

Com representatividade do CDS/PP na Freguesia podemos dar aos residentes do Olival Basto uma mais valia!! Deixem-nos ter voz!

14/07/05

ODIVELAS UM CONCELHO CINZENTO

Tenho 39 anos e até aos 30 vivi em Odivelas, faço parte de uma família que tem raízes profundas aqui no concelho, pois há 4 ou 5 gerações que a esta Terra está ligada.

Desde que casei, por várias razões circunstanciais, entre elas a profissional, deixei de viver em Odivelas.

Sempre tive e mantenho uma grande vontade de voltar morar em Odivelas, já estou mesmo a planear o meu regresso; no entanto, várias vezes dou por mim a perguntar: porquê ?

1) Moro em Lisboa (tenho uma casa simpática), trabalho em Lisboa (5/10 minutos de casa), os meus filhos estudam em Lisboa, têm lá os seus amigos e colegas, etc., etc., porquê mudar ?

2) Entro em Odivelas, só se vêem prédios e mais prédios, cimento e mais cimento, muito lixo e uma notória falta de segurança, de espaços verdes e de lazer, porquê mudar?

Vou voltar a Odivelas, porque gosto de Odivelas e gosto de Odivelas porque gosto.

Razões afectivas, as recordações dos tempos que aqui passei e as pessoas são alguns dos factores que me fazem gostar de Odivelas. Razões que me estão no subconsciente, como as que fazem com que eu goste do Sporting, ou que outra pessoa goste do Benfica, também pesam muito.

Feita esta pequena introdução, vamos ao que interessa.

Analisando friamente evolução deste concelho, nota-se que Odivelas está a ficar completamente descaracterizada, quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista urbano e demográfico.

Eu sei que há o progresso, sei que há o desenvolvimento, sei que ambos estes factores podem ser importantes e até determinantes para a realização pessoal de cada um dos cidadãos, mas este desenvolvimento tem que ter regras e obedecer a uma estratégia previamente delineada.

Esta estratégia, no caso do concelho de Odivelas, não existe, ou parece que não existe e se existe não se nota.

Se por ventura existe alguma estratégia, a única que se pode vislumbrar é seguinte:

Fazer de Odivelas um dormitório sem qualidade.

Penso e estou certo que não é isto que os odivelenses querem. No mínimo, mesmo que queiram que Odivelas seja um dormitório, querem que tenha as condições para que se possa ter uma boa qualidade de vida, onde hajam espaços verdes, limpeza, higiene, cuidado com o ambiente, segurança, locais de lazer e algumas comodidades como parques de estacionamento.

Por esta razão, porque penso que acima de tudo tem de ser definida uma estratégia para o concelho e porque dentro de pouco tempo vamos ter eleições autárquicas, devemos estar atentos ao que tem sido feito e ao que nos vai ser proposto.

Só assim podemos colaborar para que o desenvolvimento do concelho seja ordenado e feito com cabeça, tronco e membros.

Não se demitam desta responsabilidade, estejam vigilantes.


Miguel Xara Brasil
(Jornal de Odivelas 1/7/2005)

Grande Jantar de Apresentação de Candidatura do CDS/PP Odivelas


No dia 22 de Julho irá realizar-se, por volta das 20 horas no restaurante Luisinho em Odivelas, a apresentação da candidatura do CDS/PP a Odivelas encabeçada pelo Deputado DR. João Rebelo.
Este jantar contará certamente com algumas figuras do partido, para além do nosso Cabeça-de-lista, estará também presente o Dr. Paulo Portas e o Presidente do Partido Dr. José Ribeiro e Castro. (mais outras figuras do partido serão confirmadas fiquem atentos!)
Apareçam neste grande jantar , o preço para adultos é de 12.5€ e para os jovens 10€ !

07/07/05

João Rebelo é Candidato por Odivelas


O Deputado DR. João Rebelo decidiu aceitar o convite feito pela comissão politica concelhia do CDS/PP de Odivelas para ser o cabeça de lista para a Câmara Municipal de Odivelas .
Com um candidato forte como o Dr. João Rebelo poderemos ter um optimo resultado e eleger mais autarcas de CDS/PP por Odivelas, para melhor podermos fazer por esta autarquia.
O CDS/PP de Odivelas Congratula-se e agradece ao DR. João Rebelo pela decisão favoravél ao nosso convite.

CDS/PP Odivelas Cria Blog de Campanha

O CDS/PP de Odivelas achou por bem criar um blog de campanha para poder manter todas as pessoas,que tenham algum interesse ,informadas.
A criação de um blog de campanha mostra que o CDS/PP é um partido que acredita nas novas tecnologias e acredita poder servir-se delas para passar toda a sua informação de forma correcta; para além de ser um meio de comunicação facil é também acessivél fazendo assim juz á politica de contenção que o país atravessa.
Está assim criado um blog rumo ao dia 9 de Outubro onde o CDS/PP espera ter um optimo resultado, premiando assim o trabalho que tem vindo a desenvolver a nível autarquico.